O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Sabemos que a área de qualquer triângulo é dada pela multiplicação da base com a altura, e isso dividido por 2. Observe que o valor da base é conhecido no caso l, entretanto o valor da altura é desconhecido. Desse modo, para determinar a área do triângulo equilátero, é necessário, antes, encontrar a altura dele.
Para determinar o perímetro de um polígono irregular, basta encontrar o total de comprimento dos lados. Para isso, some todos os valores que você anotou. Por exemplo: se os lados do polígono medem 4, 4, 3 e 3 unidades, o total seria de 14 centímetros (o perímetro da forma).
Área = p . O perímetro representa a soma dos lados de um polígono e o apótema é um segmento de reta que une o centro do polígono ao meio de um dos lados. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
A área geralmente representamos pela letra S. A área do quadrado por exemplo é dada pela seguinte fórmula: S = l², onde S é a área, e l a medida do lado (O quadrado possui os quatro lados iguais).
em uma malha quadriculada em que os cruzamentos são indicados com letras. na linha vertical e com números na linha horizontal.
Fração na Malha Quadriculada.
Multiplicação com Malha Quadriculada