5 peças de Shakespeare que devemos ler
Gêneros Teatrais são formas de apresentação teatral. Será sempre marcado por questões e pontos de vista de cultura e de cada época. Novas formas de teatro vão surgindo e fundindo-se umas nas outras.
Os principais elementos teatrais são os atores, o texto ou roteiro, o público, figurinos, maquiagem, cenário, iluminação, som e diretor.
O teatro contemporâneo é aquele realizado nos dias de hoje, de modo que ele é composto por elementos como a sua grande liberdade autoral, a mistura entre diversas formas de arte e alta capacidade de expressividade do abstrato ou até mesmo como forma de crítica.
Através dos elementos que compõem o conceito do teatro, assinale a alternativa que melhor explana esse conceito. a) Texto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, música, ator ou conjunto de atores e diretor.
O Teatro do Oprimido assenta em três grandes princípios, que são as suas propostas mais fortes: a reapropriação dos meios de produção teatral pelos oprimidos, a quebra da quarta parede que separa o público dos atores e a insuficiência do teatro para a transformação social, isto é, a necessidade de ele se integrar num ...
Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação) e do teatro.
Criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal nos anos 1970, o Teatro do Oprimido é um método e modelo cênico-pedagógico que tem como objetivo a conscientização social.
Teatro do Absurdo é uma expressão cunhada pelo crítico inglês Martin Esslin (1918 - 2002) no fim da década de 1950 para abarcar peças que, surgidas no pós-Segunda Guerra Mundial, tratam da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno por meio de alguns traços estilísticos e temas que divergem ...
O teatro invisível é um teatro que busca nunca ser reconhecido como teatro e é encenado em espaços públicos. ... O teatro invisível é uma das técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, e tem sido usado no mundo inteiro em diferentes cenários.
O Teatro do Oprimido, de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática.
O Teatro do Oprimido foi criado pelo dramaturgo, diretor e teórico Augusto Boal em 1960, o Teatro do Oprimido (TO) é caracterizado como um método que utiliza de técnicas, exercícios e jogos teatrais para estimular a discussão e problematização de assuntos políticos, sociais, éticos e estéticos.
A peça “A resposta só é não?”, do GTO Marear, a exclusão se dá pelo simples fato do trabalhador ser morador de favela. O espetáculo fala do preconceito sofrido por moradores de favela no mercado de trabalho. Diogo, morador da Maré consegue um emprego numa multinacional. Porém, ao descobrirem sua origem, é demitido.