Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.
Principais características do romantismo em Portugal
O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.
O escritor foi responsável pelas primeiras obras do romantismo português. Com textos de temática patriótica, Almeida Garrett ficou mais conhecido pelo trabalho na poesia e no teatro. É possível encontrar uma mistura de estilos, já que o autor apresenta obras de teor clássico e outras populares.
135. (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:
As tensões entre liberais e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o romantismo surgiu em Portugal.
A diferença é que em Portugal o romantismo é a estética literária que dá início à chamada Era Moderna ou Romântica e, no Brasil, o romantismo marca o início de uma verdadeira literatura nacional e está visceralmente ligado ao processo de independência da colônia.
O Romantismo é um movimento que influenciou e foi influenciado pelo contexto histórico da época. O período foi marcado pela superação do absolutismo, no qual a aristocracia deixava de ter o poder e a burguesia passava aditar as normas políticas.
O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e anti lusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial, aos modelos culturais portugueses.
O Romantismo surge sobre bases tonais sólidas, o período romântico é o derradeiro momento da música tonal. Entre os traços comuns aos compositores do período podemos ressaltar a maior liberdade de modulação e o cromatismo cada vez mais progressivo que levou os músicos até a fronteira do sistema tonal de Bach.
O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas.
Resposta. pelas publicações de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e de O Mulato, de Aluísio Azevedo, obras que inauguraram o Realismo e o Naturalismo, respectivamente.
Resposta: Mistério e fantasia. Explicação: Essas são as palavras chave do Periodo Romântico, presentes também em outras artes.
O Romantismo no Brasil foi um movimento literário que reuniu uma produção muito rica de textos poéticos, teatrais e romances. Teve como marco inicial a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), em 1836.
Resposta. Resposta: Porque ela é uma grande obra que marca a geração indianista do Romantismo (O romantismo é dividido em 3 gerações, a indianista, a ultra romântica (Ou Byroniana) e a Condoreira (Ou Hugoana)).
A relação entre independência politica e o romantismo brasileiro se dá pois na primeira geração do romantismo o Brasil conseguiu o seu processo de independência política. O romantismo tratava de assuntos que visavam mostrar a representatividade do Brasil, ou seja, demonstrar a identidade nacional do Brasil.
O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. O marco inicial do movimento ocorreu em 1774, com a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.
O Romantismo é um movimento filosófico, cultural e artístico. Enfatizava o “eu”, a criatividade, a imaginação e o valor da Arte. O movimento se opõe ao Racionalismo e ao Empirismo da era anterior – a Era da Razão – representando a mudança do objetivo para o subjetivo.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
O Romantismo teve grande influência da Revolução Francesa principalmente na sua fase inicial pois seus principais mentores vieram do contexto social no qual estava inserida a Revolução Francesa , essa influência se deu grandemente na época da ascensão de Napoleão ao trono .
O Romantismo foi um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. ... Podendo ser definido como a arte da nova burguesia, que ascendia ao poder, o Romantismo foi uma arte complexa, diversificada e rica.
R: Ela faz críticas a sociedade burguesa no sentido em que a arte romântica critica o mundo burguês no sentido de que discorda da hegemonia do racionalismo técnico exacerbado propalado pela burguesia do século XIX. ...
Resposta: O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. ... O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular.
A figura do índio mostra o nacionalismo ufanista que se viu no romantismo brasileiro: era preciso apagar a hereditariedade lusitana, por isso, criou-se um símbolo que se afastasse da lembrança aristocrática. Não só isso, a figura do índio reflete outra característica romântica: o apego ao passado e ao medievalismo.