A fluorescência e a fosforescência são tipos de luminescência, ou seja, de emissões de radiações, que podem ser visíveis ou não e que ocorrem sem a necessidade de temperaturas elevadas, podendo ser, por exemplo, resultado da absorção de energia da luz.
As cores neon ou fluorescentes são as versões extremamente brilhantes das cores primárias e secundárias, como azul, vermelho, verde, amarelo e roxo. Elas se encontram numa categoria separada das demais pelo fato de emitirem luz (são luminescentes).
Para produzir fosforescência, um material deve ser excitado com fótons que têm energia maior ou igual à dos fótons que são emitidos na fosforescência. Isso significa que se a luz que excita o material não tiver energia suficiente o material não fosforesce.
Uma luz negra e algumas canetinhas fluorescentes são suficientes para fazer uma mistura quase mágica. Basta misturar as cargas da canetinha com água e ligar a luz negra no escuro.
Misture duas colheres de sopa de água com a tinta de marcador. Adicione meia colher de chá de pó fosforescente e mexa até que esteja completamente dissolvido. Essa mistura pode ser utilizada como uma tinta aquarela, que brilhará sob a luz do sol e também na luz negra.
Uma outra maneira prática de obter um ponto que brilha no escuro dentro do cômodo é decorando o ambiente com potes luminosos. São simples de confeccionar e dão um toque especial a qualquer local. É só aplicar tinta fosforescente com um pincel em um pote de vidro esquecido na cozinha de casa, fazendo vários pontinhos.
COLORGIN FOSFORESCENTE
A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.
A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.
A lâmpada fluorescente é um tipo de lâmpada criada por Nikola Tesla, introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.
Segundo o modelo atômico de Niels Bohr, os elétrons giram em órbitas estacionárias e quando recebem energia, saltam de uma órbita para outra mais longingua. ... Dessa forma, uma tinta fluorescente, ao receber energia, brilha naquele momento porque seus elétrons estão saltando entre as orbitas.
Pra fazer a luz negra você vai precisar só de 3 coisas: um celular com flash (ou seja, nada de celular tijolão), uma fita adesiva e um marcador permanente azul. Tudo o que você vai fazer é colocar a fita adesiva em cima do flash da câmera e pintar de azul.
Se você optar por um tonalizante neon saiba que a cor dura em média de 8 a 12 lavagens uma vez que tende a desbotar a cada lavagem.
Como tirar tonalizante do cabelo com shampoo – passo a passo
Modo de usar: Descolorir os cabelos (tons entre 10 e 11). Lavar os cabelos com shampoo e secar. Aplicar uma pequena quantidade para pré-pigmentar os fios descoloridos. Secar novamente (sem enxaguar o produto) e sobre os cabelos secos reaplicar generosamente o produto.
Entre todas as tintas disponíveis no mercado, as mais incríveis são as que conseguem criar algum efeito, independente de qual. Um bom exemplo disso é a Tinta Glow, também conhecida como a tinta que brilha no escuro.
Mais dicas para obter o brilho nas paredes