Espinha bífida é um defeito de formação na vértebra, no caso S1. Ocorre no desenvolvimento do bebê durante a gestação. A malformação da coluna está associada a maior probabilidade de ter escoliose…
A espinha bífida (espinha aberta) é uma malformação da medula espinhal e da coluna vertebral. Ambas desenvolvem-se no embrião a partir do chamado tubo neural e, por essa razão, a espinha bífida também é designada como um defeito do tubo neural.
A boa notícia é que quase 75% dos casos de espinha bífida podem ser prevenidos pela toma de um suplemento de ácido fólico. Antes da mulher engravidar. E esta é que é a grande questão. Boa parte das gravidezes acontece sem que haja uma consulta prévia de planeamento familiar.
Disrafismo espinal é um termo utilizado para um grupo de desordens caracterizadas por fusão incompleta ou ausência de fusão das estruturas da linha média durante a quarta semana de embriogênese [1].
Lipomeningocele é uma das formas mais comuns de disrafismo espinhal oculto vistas na prática clínica. Apresenta-se como uma massa de gordura, geralmente coberta por pele, que se estende para a medula espinhal e associa-se à espinha bífida (falha congêita de fechamento dos ossos da coluna).
A espinha bífida aberta ou spina bífida aperta é uma malformação da medula espinhal em que ela se abre permitindo a saída pela pele das meninges e da medula ( meningomielocele ) ou apenas a saída das meninges (meningocele).
A lipomielocele é uma malformação no tubo neural, estrutura embrionária responsável pela constituição do cérebro e da medula espinhal. Conhecida também como lipomielomeningocele, a desordem congênita se manifesta por meio de lesões cutâneas na região lombo-sacral, chamadas de lipomas.
A mielomeningocele é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação decorrente de uma falha no fechamento do tubo neural resultando numa abertura vertebral, músculo- fascial, cutânea e dural com protrusão e exposição da medula espinhal que se encontra aberta ...
substantivo [Medicina] Fenda ou fístula congênita da coluna vertebral; espinha bífida.
Crianças e adolescentes com mielomeningocele podem apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão. Para o tratamento, algumas vezes, são utilizadas órteses para auxiliar a reabilitação.