As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura e circunferência de quadril são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos para algumas doenças (diabetes mellitus, doenças do coração e hipertensão) em crianças, ...
As dobras cutâneas são medidas para avaliação da gordura corporal, seus resultados são aplicativos em diversas fórmulas e protocolos para definição do percentual de gordura. Esse método de avaliação é conhecido como indireto.
Quanto aos procedimentos para as medidas de espessura de dobras cutâneas, elas devem sempre ser realizadas no hemicorpo direito do avaliado, utilizando o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido celular subcutâneo do tecido muscular.
adipômetro
Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg). Subtraia esse valor do seu peso total para obter a massa magra; nesse caso, 90 – 18 = 72 kg.
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
Existem três categorias de estrutura corporal: pequena, média e grande; e cada uma delas variará de acordo com o sexo da pessoa em questão. Meça a circunferência do seu pulso ou a largura do seu cotovelo para descobrir em qual categoria você se encaixa.
É o conjunto de elementos que constitui a estrutura do corpo humano. Pesa entre 3 e 10 quilogramas e compreende 206 ossos.
O exame é feito para identificar qual a sua densidade óssea, se você tem osteopenia ou osteoporose e ajudar a avaliar seu risco de fratura. Você recebe os resultados como as fotos de um Raio-X, só que as imagens são um pouco menos nítidas, por conta da quantidade diminuída de radiação.
O exercício físico aumenta a atividade dos osteoblastos e incrementa a incorporação de cálcio no osso (Boot e Gould, citado por OURIQUES e FERNANDES 1997). Esta hipertrofia óssea pode reverter ou inibir a osteoporose já instalada ou a osteopenia em evolução, (Skillman citado por FRISCHENBRUDER e ROSE, 1996).
Sim. Pessoas de constituição física semelhante costumam ter a mesma massa óssea. Mas, se você tiver um aumento brusco de peso, é possível que seus ossos “engordem”. Segundo a Lei de Wolff, a densidade mineral do esqueleto aumenta em resposta a estímulos mecânicos.