para recuperar a economia do país , em 1921 , Lenin propôs ao partido comunista suspender a economia do comunismo . A esse conjunto ele deu o nome de nova política econômica (NEP).
Em março de 1921, o governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas.
Com a NEP ocorreu, portanto, a coexistência de dois setores distintos da economia: um estatal, basicamente socialista, e um privado, tipicamente capitalista. A NEP, que se estendeu até 1928, trouxe resultados imediatos: em 1924 a produção industrial atingiu 50% e a produção agrícola equiparou-se aos índices de 1913.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados e impôs o governo socialista soviético.
A famosa frase de Lenin - "Um passo atrás para dar dois à frente" - consistia num recuo tático, planejado, para celebrar a vitória adiante.
A NEP era baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que União Soviética saísse da crise em que se encontrava. A Nova Política Econômica recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética.
Só quem tem a grandeza de dar um passo para trás momentaneamente tem a chance de saltar quilômetros mais adiante. Não é fácil reconhecer, muito menos admitir, a necessidade de dar um passo para trás, fazer uma pausa e recomeçar.
Em 1921, Lenin disse: “Dar um passo para trás para dar dois à frente”. A Nova Política Econômica — dizia Lenin — significa substituir a requisição de alimentos por uma taxa; significa voltar ao capitalismo numa extensão considerável — numa extensão que nós não sabemos exatamente.
Lenin (1870-1924) foi um político revolucionário russo, principal líder da Revolução Russa de 1917 e primeiro presidente da Rússia socialista. Lenin, pseudônimo de Vladimir Ilitch Ulianov, nasceu em Simbirsk, (atual Ulianovsk), na Rússia, no dia 22 de abril de 1870.
Em 21 de janeiro de 1924, morreu aos 53 anos o líder da revolução bolchevique, Vladímir Ílitch Ulianov, ou Lenin. ... Mas teve tempo de instalar a ditadura do proletariado após o triunfo da Revolução de Outubro. Sua morte, devido a uma hemorragia generalizada, provocou intensa comoção popular.
53 anos (1870–1924)
Lênin faleceu em 21 de janeiro de 1924. Após sua morte, disputaram o poder na URSS Stálin e Trotsky, sendo que o primeiro acabou por assumir o papel de líder na nação socialista. ... Socialismo. Leninismo.
As principais medidas Lenin após assumir o poder da Rússia foram retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e acabar com a propriedade privada. Após isso, colocar em prática um plano econômico chamado de comunismo de guerra. Espero ter ajudado, bons estudos!
Uma das primeiras medidas tomadas por Lênin foi retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial. ... O objetivo era dar um pouco mais de liberdade para o comércio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer. Em 1922, criou, em conjunto com os sovietes, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.
Os bolcheviques faziam parte do Partido Operário Social-Democrata Russo, que teve como principal líder Lenin.