Bulbo de tensões ou bulbo de pressões é o conjunto de várias curvas de isovalores de tensões verticais no solo induzidas por um carregamento externo. Podemos representar a magnitude das tensões induzidas por uma fundação, bem como seus pontos de alcance, através do bulbo de tensões, como ilustrado na figura abaixo.
As tensões no solo, de maneira simplificada, podem ser divididas em geostáticas e induzidas. As tensões geostáticas são aquelas decorrentes do próprio peso próprio do solo e da água presente em seus interstícios.
A pressão que atua na água é definida como pressão neutra (µ) e a tensão que atua nos contatos interpartículas é definida como tensão efetiva (σ'). Somando-se ambas tensões, obtém se a tensão total (σ).
Toda utilização de solos como material de construção pressupõe a sua densificação através de compactação e esse processo pode ser manual ou mecânico e visa reduzir o volume de seus vazios através da expulsão de ar, conferindo ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, permeabilidade e ...
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
4 O processo de compactação dos solos pode ser executado de forma manual ou mecânica e é feito tanto no laboratório quanto no campo; Quando o solo é compactado, procura-se atingir os seguintes objetivos: torna-lo um material mais “homogêneo”, aumentar o contato (entrosamento) entre as partículas sólidas e reduzir o ...
A compactação é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Solo Argiloso: É altamente impermeável à água, por isso, requer alguns cuidados especiais durante a sua compactação do solo. A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta.
a) Fisicamente, o processo de compactação resulta da ação de forças mecânicas, oriundas do tráfego de máquinas e/ou do pisoteio de animais sobre o solo, e da ação da água de percolação no perfil do solo, transportando partículas dispersas.
Veja algumas dicas:
Para que servem? Os parâmetros retirados da curva de compactação são o γs(máx) (peso específico seco máximo) e o Wot (teor de umidade ótima) que dividem a curva em ramo seco e ramo úmido. Esses parâmetros servem para bater eles no ponto e garantir a maior estabilidade da camada.
Um mesmo solo, quando compactado com energias diferentes, apresentará valores de peso específico aparente seco máximo maiores e teor de umidades ótimas menores, para valores crescentes dessa energia, o ponto se deslocará para cima e para a esquerda, conforme mostra a Figura 10.
O grau de saturação do solo também (que tem marcante influência na resistência dos solos parcialmente saturados) é função da compactação. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.
Em Mecânica dos Solos a umidade ótima ou humidade óptima é aquela em que o solo atinge a maior massa específica aparente seca máxima, ou seja, se a quantidade de água utilizada na compactação da camada de aterro for maior ou menor que a umidade ótima, o solo não atingirá o seu grau de compactação máxima. ...
A origem da compactação do solo é creditada ao tráfego de máquinas e animais sobre o solo. ... O adensamento do solo, por sua vez, é creditado a ações de natureza biológica e química.