Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. ... Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários.
Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
Resposta. porque as celulas elas formam pressao, dai a forma da celula fica ligada a sua funçao. fazendo com que elas fiquem juntas.
Todas possuem o mesmo material genético, porém a expressão gênica relacionada a sua função irá alterar sua forma. Por exemplo, células do tecido epitelial de revestimento, podem ser pavimentosas, cúbicas ou prismáticas.
Diferentemente da matéria bruta, seres vivos possuem moléculas orgânicas em sua constituição. Além disso, em sua composição estão incluídos átomos de hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, em proporções menores, fósforo e enxofre. Essas substâncias se unem, formando células: unidades fundamentais destes organismos.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Matéria bruta é toda a matéria que não foi modificada mantendo assim sua forma original.
Segundo a teoria da abiogênese, a vida surgia de matéria inanimada, ou seja, de algum material qualquer que não tem vida. ... Diversos estudiosos acreditavam nessa teoria que afirmava que criar um ser vivo era bastante simples. Para criar ratos, por exemplo, bastava fazer uma simples mistura: roupas sujas e grãos de trigo.
É uma teoria (não mais aceita atualmente) em que poderia surgir vida espontâneamente ("brotar") de matéria não viva. Por exemplo: deixar uma carne crua ao ar livre, supostamente iria surgir pequenas larvas ali. Entretando, hoje, sabemos que foi um mosquito que ali pousou e depositou seu ovos.
Resposta: De acordo com a Abiogênese os seres vivos seriam originados a partir de matérias sem vida. Já a Biogênese afirma que os seres vivos surgem a partir de outros seres vivos reprodutivos.
O experimento de Redi colocou em dúvida a teoria da abiogênese, que afirmava que a vida poderia surgir de matéria inanimada. Por muito tempo acreditou-se que a vida surgia a partir de matéria bruta, inanimada.
A teoria da abiogênese não resistiu à expansão das pesquisas e rigorosos experimentos feitos por vários pesquisadores, entre eles Redi, Spallanzani e Pasteur, que forneceram evidências incontestáveis de que os seres vivos surgiam a partir de uma vida pré-existente.
Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado, ou seja, sem micro-organismos. Após a fervura, ele esperou que o material resfriasse e deixou o experimento em temperatura ambiente. Após vários dias, o pesquisador percebeu que nada crescia no caldo nutritivo, que permanecia estéril.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
O nome vacina veio desta descoberta com o cowpox bovino. A experiência de Pasteur com as vacinas aconteceu quando ele estudava a cólera aviária, doença causada pela Pasteurella multocida. Um assistente de Pasteur saiu de férias e deixou uma cultura esquecida, acidentalmente, no laboratório.