Definida como a capacidade de balancear esforços entre atividades de exploitation e exploration, respectivamente fundamentadas em inovações incrementais e radicais, a ambidestralidade tem sido apontada como capacidade essencial na criação de vantagem competitiva.
Partindo-se da perspectiva de que a inovação é uma vantagem competitiva desenvolvida a partir de um conjunto de recursos internos que coloca a organização em posição favorável com relação a seus concorrentes (Chen et al., 2013; Ganther, Hecker, 2013; Camisón, Villar-López, 2014), entende-se que a visão baseada em ...
substantivo feminino Característica ou particularidade do que é imitável; qualidade do que se pode ou se consegue imitar. Etimologia (origem da palavra imitabilidade). Imitável - vel + bil(i) + dade.
Quando as empresas criam o mesmo valor econômico chamamos de paridade competitiva ( Barney e Hesterly, 2008). Como vemos, esse o processo de administração estratégia é vital para a sobrevivência da empresa.
Vantagem competitiva é uma característica que uma empresa pode ter sobre seus concorrentes. Isto pode ser adquirido oferecendo aos clientes um valor melhor e maior. ... Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação.
VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos. NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver.
5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado
Tal perspectiva vê as competências essenciais, as capacidades dinâmicas e os ativos intangíveis como as principais fontes de vantagem competitiva sustentável das organizações na atualidade (DAVENPORT, 2000).
A logística reversa contribui decisivamente para a competitividade empresarial, pois envolve fatores de sustentabilidade, minimizando os impactos dos produtos de pós-consumo no meio ambiente (CORTEZ, 2011, p. 70).
A vantagem obtida por essa empresa pode ter sido conquistada através de fatores, como: Acesso a matéria prima de menor custo. Tecnologia avançada na fabricação de produtos ou prestação de serviços. Localização geográfica.
Tipos de recursos Existe uma variedade de recursos empresariais, porém os mais importantes são os tangíveis, os intangíveis e os humanos. Entenda melhor a seguir: Recursos tangíveis: esses são os mais fáceis de serem identificados, pois podem ser vistos e tocados.
A gestão ambiental e a responsabilidade social tornam-se importantes instrumentos gerenciais para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja seu segmento econômico.
Seguindo esta linha de raciocínio é possível adquirir tal vantagem a partir das seguintes práticas:
A Gestão de RH é uma área estratégica em empresas. Sua missão é fazer com que a organização e o colaborador alcancem os seus objetivos e mantenham uma relação trabalhista vantajosa. ... Os objetivos dos funcionários e do negócio são considerados e o RH trabalha para assegurar um ambiente corporativo agradável e motivador.
Redução nas perdas. Outro ponto importante é que um sistema ERP gera economia para a empresa e reduz as perdas. ... Dessa forma, sem dúvidas, o melhor investimento que uma empresa pode fazer para otimizar os custos e reduzir as perdas é implantar um sistema ERP em suas atividades.
Vantagens da gestão do conhecimento: Melhoria em processos; Maior competitividade; Mais agilidade para as equipes e qualidade para os produtos; Redução de custos, principalmente com planejamento e desenvolvimento (P&D);
O principal objetivo da gestão do conhecimento (GC) é fazer o gerenciamento do capital intelectual que as organizações detêm, a fim de que esse ativo seja aproveitado estrategicamente para gerar resultados ainda mais positivos.
Considera que a organização do conhecimento envolve a análise semântica e que a Ciência da Informação necessita de referencial teórico para os estudos que visam à representação conceitual de domínios do conhecimento.
Conhecer a si próprio. Convencer os outros da verdade.
Resposta. A teoria do Conhecimento de Sócrates tem como objeto de estudo compreender qual é o conhecimento verdadeiro. Para Sócrates o conhecimento deveria vir de dentro para ser verdadeiro, bastando para isso usar sua razão.
Princípios gerais Com os filósofos gregos, estabeleceram-se alguns princípios gerais do conhecimento verdadeiro: as fontes e as formas do conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguage m, raciocínio e intuição intelectual; a distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual; o papel ...