EQST

O Que Terbutalina E Para Que Serve?

O que é terbutalina e para que serve?

A terbutalina é um fármaco do grupo dos agonistas dos receptores adrenérgicos β2, com ações broncodilatoras. É indicado na medicina no tratamento a curto prazo da asma e de obstruções pulmonares como o enfisema e a bronquite crônica.

Como administrar a terbutalina?

O sulfato de terbutalina é aplicado através da via subcutânea (injeção debaixo da pele) ou por infusão (administração contínua do medicamento diluído em soro por via endovenosa). Um profissional da saúde irá aplicar este medicamento.

Qual o mecanismo de ação da terbutalina?

A terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores β2, produzindo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, inibição da liberação de espasmógenos endógenos, inibição do edema causado por mediadores endógenos, aumento da depuração mucociliar e relaxamento do músculo uterino.

O que é bricanyl e para que serve?

BRICANYL é indicado para asma brônquica (respiração difícil), bronquite crônica (inflamação nos brônquios pulmonares), enfisema (inflamação respiratória crônica) e outras doenças pulmonares que apresentam broncoespasmo (contração do músculo nas paredes dos brônquios e bronquíolos, causando estreitamento dos mesmos).

Como funcionam os broncodilatadores?

“Os broncodilatadores são medicamentos que atuam nos brônquios, levando ao seu relaxamento e, consequentemente, ao aumento do calibre das vias aéreas”, explica o médico. Boa parte das doenças que atingem o trato respiratório pode ser tratada com esses remédios, como asma, enfisema, bronquiolite e bronquite crônica.

Quais são os broncodilatadores?

Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.

Quais os principais cuidados com os broncodilatadores?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao ipratrópico:

  1. Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico.
  2. Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Como administrar broncodilatadores?

A via preferencial para administração dos broncodilatadores é a inalatória, pois por esta via o fármaco é levado diretamente ao pulmão e vias aéreas, tornando-se efetivo em doses que causam menores efeitos adversos sistêmico.

Quais os cuidados de enfermagem na administração dos diuréticos?

Enfermagem

  • Controlar o peso diário para avaliar o efeito do medicamento esta sendo satisfatório;
  • Controlar a pressão arterial, pois os diuréticos podem levar a hipotensão postural;
  • Realizar controle hídrico;

O que é xarope broncodilatador?

Como este medicamento funciona? O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

O que tomar para chiado no pulmão?

O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.