Orientações. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.
Utilizamos como referência bibliográfica os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio [PCNS] (2000), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [LDBEN] (2000) e alguns autores como Domingues, Toschi e Oliveira (2000), Mitrulis (2002), Kuenzer (2000), Franco e Novaes (2001), Krawczyk (2007) e Wermelinger, ...
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Os PCNs de História fazem uma abordagem sobre a trajetória dessa disciplina escolar no Brasil, desde o seu surgimento, no século XIX, até o contexto de elaboração do referido documento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normatizações obrigatórias para a Educação Básica. O seu intuito é orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, que são discutidas, criadas e orientadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
A função da Base é especificar aquilo as habilidades que se espera que os alunos aprendam ano a ano. A BNCC foi elaborada à luz do que diz das DCN e, portanto, um documento não exclui o outro. “Fazendo uma analogia, as DCNs dão a estrutura, e a Base recheia essa forma, com o que é essencial de ser ensinado.
14 - Qual a diferença entre a Base e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes curriculares (DCN) que existiam antes? A BNCC foi elaborada à luz do que diz os PCNs e as DCN. No entanto, a Base é mais específica, determinando com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar.
O currículo escolar é o grande norteador de todo o processo educacional de uma escola. ... A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino.