A corrente nominal nada mais é do que a corrente que se espera de um determinado equipamento ou máquina, ou seja, a corrente nominal é a quantidade de amperes necessária para que a máquina tenha um funcionamento satisfatório.
Só para exemplificar, veja na placa de dados abaixo, o motor elétrico possibilita ser energizado em duas tensões nominais (220 V e 380 V). Se ligado em 220 V, irá fornecer uma corrente nominal (In) de 2,87 A. Se ligado em 380 V, irá fornecer uma corrente nominal (In) de 1,66 A.
Tensão elétrica nominal é a tensão elétrica, normalmente expressa em volts (V) ou quilovolts (kV), a que um determinado aparelho deve ser ligado para operar corretamente. Este parâmetro é definido pelo fabricante do equipamento.
Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).
Podemos calcular a potência mecânica de um corpo em movimento por meio das variações de sua energia cinética e de sua energia potencial (gravitacional ou elástica, por exemplo).
A fórmula de conversão de kW para kWh é: Consumo (kWh) = Potência (kW) x tempo (h), logo, uma potência de 10 kW (ou 10.
Quilowatt ou kilowatt (kW) é uma unidade de potência correspondente a 10³ watts (1 kW = 1000 W).
Quilowatts em Watts
Basta dividir a potência do equipamento por 1000. Por exemplo: Levando em consideração, um chuveiro elétrico tenha 5500 watts de potência, ao escolher um Gerador de Energia, o mesmo deve ter uma potência de 5.
Essa unidade é utilizada para medir o consumo de energia elétrica. 1 kW = 1000 watts. O kWh, como explicamos acima, é a média de de quilowatts consumidos dentro do período de uma hora. O preço do kWh define quanto vai custar a sua conta de luz.
Tarifa de Energia Elétrica