Bebida jovem e refrescante, elaborada a partir de vinho, suco de uva e extratos naturais de frutas. Gaseificada.
Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja. Isso favorece o ganho de peso já que o açúcar, quando consumido em excesso, parte dele é transformada em gordura e depositada no corpo.
Levantamento realizado pelo MeSeems detalha ainda a preferência por marcas e os motivos do não consumo de determinados produtos dessa categoria no Brasil. O Brasil é conhecido mundialmente por sua tradicional caipirinha, mas as bebidas mais consumidas pela população são refrigerante (34%) e cerveja (18%).
Coca-Cola
Olhando para os dados nutricionais, como reporta o Independent, a Pepsi contém ligeiramente mais açúcar, calorias e cafeína do que a Coca-Cola, enquanto a segunda contém mais sódio. Isto, segundo Malcolm Gladwell, explica porque é que a apesar de a Coca-Cola ser mais popular, a Pepsi costuma ganhar nos testes de sabor.
“A Pepsi é mais doce do que a Coca-Cola, por isso, de imediato, teve uma grande vantagem em testes de apenas um gole. Pepsi também é caracterizada por um sabor cítrico, ao contrário do sabor da Coca-Cola, mas essa explosão tende a dissipar-se ao longo de uma lata.
113 gramas
Uma lata de 350 ml de Coca-Cola tem 37 gramas de açúcar, o que equivale a 7 colheres e meia de chá (5 gramas cada).
21g
27 g
Uma porção de 2 colheres de sopa de Tang, por exemplo, rende um copo de suco de aproximadamente 250 ml. Essa porção contém cerca de 90 calorias e 24 gramas de carboidratos, sendo que de todos carboidratos presentes, 23 gramas são de açúcar. Além disso ele é livre de gordura e de proteínas.
“Já o refrigerante zero não contém açúcar e nem calorias, mas apresenta adoçantes artificiais que não fazem bem à saúde e podem aumentar o risco de câncer. Quanto aos aditivos químicos, ambos apresentam uma grande quantidade em sua composição”, diz.
37 gramas