Perfil e horizontes A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição etc. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo.
Cada horizonte dos solos possui composições diferentes, observe: Horizonte O – Camada com alta presença de matéria orgânica, água, animais e plantas. Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais.
Nas descricoes de perfis de solos, os horizontes e camadas sao descritos separadamente independendo de suas caracteristicas serem ou nao herdadas do material originario. As notacoes de horizontes constituem elementos importantes nas definicoes de unidades de solos e na descricao de perfis representativos.
Um perfil de solo generalizado, e um tanto simplificado, tem quatro divisões principais, além do R (Rocha Consolidada) e do E , são eles: Horizontes O, A, B e C, o horizonte A tem duas subdivisões (A1 e A2).
O horizonte 1 é a camada orgânica superficial, que apresenta coloração mais escura. O horizonte 2 é composto basicamente por húmus e rocha alterada, onde se fixam de forma abundante a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.
Horizontes do solo são camadas resultantes de cortes recentes de estrada ou de escavações que expõem os perfis verticais do solo. Temos: A1, A2, B, C e E. A1: essa camada é abundante em húmus, que é composto basicamente de material orgânico decomposto parcialmente misturado com solo mineral.
- Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura. - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros. ... - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.
Os horizontes transicionais são horizontes nos quais as propriedades de dois horizontes principais se associam conjuntamente. Exemplos: AO, AH, AB, BA, AC, EB, BC, etc.
Horizontes Diagnósticos - Superficiais
Horizonte Diagnóstico Corresponde a uma seção do solo que apresenta determinados atributos para fins de classificação do solo. Eles não são sinônimos do horizonte pedogênico A (A1 e A2), uma vez que podem ser mais estreitos que o A1 ou incluir todo o A e parte(s) do B.
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada.
Neossolos são solos com pequeno desenvolvimento pedogenético, caracterizado ou por pequena profundidade (rasos) ou por predomínio de areias quartzosas ou pela presença de camadas distinta herdadas dos materiais de origem. Todas estas características indicam pequeno desenvolvimento do solo in situ.
Cambissolos são solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial (exceto hístico com 40 cm ou mais de espessura) ou horizonte A chernozêmico quando o B incipiente apresentar argila de atividade alta e saturação por bases alta.
Os Neossolos Quartzarênicos são solos essencialmente minerais com sequência de horizontes A-C, em textura areia ou areia franca, no mínimo até 150 cm de profundidade (Figura 1).
Neossolos são solos pouco evoluídos, constituídos por material mineral ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando nenhum tipo de horizonte B diagnóstico.
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
A estrutura do solo influencia a aeração, a infiltração e disponibilidade de água, a atividade biológica e vários atributos químicos, interferindo na produtividade das culturas.
A estrutura de um solo é a sua característica física expressa pela forma, dimensão e arranjo das suas partículas sólidas e dos vazios que a elas se associam. A estrutura do solo está relacionada com a presença no solo de grandes moléculas minerais, como as das argilas, e orgânicas, como as do húmus ou ácidos húmicos.
Técnicas para melhorar o solo
A textura do solo descreve o tamanho das partículas do solo. As partículas minerais mais grosseiras são normalmente incorporadas, e cobertas, por argila e outros materiais coloidais. ... A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas do solo estão agregadas.