Embora muitas meninas comecem a menstruar entre os 11 e 13 anos de idade, você pode ter sua primeira menstruação a qualquer momento entre os 9 e os 16 anos. Todos têm seu próprio “relógiobiológico” e o seu é diferente de todas as outras pessoas.
Sinais e sintomas da primeira menstruação
A menstruação geralmente ocorre cerca de dois anos depois, entre 11 e 15 anos de idade. Se sua filha desenvolveu os brotos mamários antes dos 8 anos de idade, com a primeira menstruação aos 9 ou 10 anos, ela está passando por uma puberdade precoce.
Se a criança já tiver alguma noção sobre gravidez – e que mulheres fazem bebês dentro de suas barrigas -, dá para explicar que a menstruação é um aviso de que ela está sem bebê naquele mês, por exemplo. O processo vai ser contínuo. Não é preciso ter um roteiro e dar todo que é tipo de informação em uma só conversa.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
Não existe uma forma 100% eficaz de impedir que a puberdade precoce dê as caras, mas já se sabe que combater o excesso de peso ajuda a diminuir o risco nas meninas. "É importante ficar atento aos sintomas da condição para que, se houver a necessidade de uma intervenção, ela seja iniciada rapidamente”, diz Calliari.
Existem dois tipos de puberdade precoce: a central, mais comum, ocasionada por alterações no sistema nervoso central; e a periférica, mais rara, tem origem em outras partes do corpo, como glândulas suprarrenais, tumores nos ovários ou testículos.
Antes da menstruação, a mulher pode notar a presença de um corrimento branco, grosso e sem odor, o que é considerado normal e acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual.