Resposta. Resposta: A( ) através da associação entre seus membros.
Sociedade é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de língua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou às classes que nele predominam.
Resposta. Resposta: As comunidades tradicionais não possuem mais o mesmo poder de integração. Sabe-se que em geral elas se mantinham unidades mais por uma necessidade imposta socialmente - quando não por coerção - do que por aquilo que seus membros tinham em comum.
É através da sociedade que o mesmo desenvolve os valores, direitos e deveres. ... A sociedade é um fator de suma importância para a formação do indivíduo. Todo homem tem necessidade de viver em uma sociedade, pois ela vai impor os limites, deveres e fazer com que ele adquira noção do que é o mundo em que vive.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
Assim podemos dizer que a principal diferença entre esses sociólogos é o tipo de sociologia que eles seguem, pois Karl Marx é Revolucionaria; A de Durkheim é Positivista; e a de Weber é Compreensiva.
Durkhein concebia a ideia de que o individuo deve se adaptar ao coletivo e nao o contrario. é o individuo quem forma a sociedade . ... a sociedade forma-se por 3 categorias de individuos:os conformados,os inconformados e os reformadores. o nossso comportamento decorre da concepçao que temos de nossa realidade.
Durkheim entende a divisão social entre trabalhadores e empregadores como uma divisão funcional. ... Max Weber parte de uma perspectiva diferente, sendo importante perceber que a divisão social do trabalho não é o seu foco, porque, segundo ele, não há algo geral e comum a todas as sociedades.
Marx considerou a divisão social em classes relacionadas com o meio de produção. Basicamente, as classes eram trabalhadores vs burgueses. Já Weber,considerava que as classes se baseavam em poder,riqueza e prestígio. Para ele ,a sociedade tinha várias camadas que contribuíram além do meio produtivo.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
Enquanto Durkheim atem-se ao estudo do “fato social”, com a sociedade determinando as ações do indivíduo, Marx procura entender os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes” transformando os fenômenos sociais e para Durkheim a luta entre as classes expressa anormalidade no que ...
Pode-se dizer que, dentre as obras de Émile Durkheim, a de maior impacto para a construção da Sociologia como campo do conhecimento foi As regras do método sociológico. É nesse livro que Durkheim expõe boa parte dos conceitos que utiliza para construir suas análises.
O Conhecimento Sociológico é importante para a compreensão dos fatos sociais, que são as ações e fenômenos diários presentes em nossa sociedade. Neste sentido, a Sociologia tem o objetivo de estudar e interpretar tais fenômenos sociais, de forma que a sociedade e o homem possam ser analisados.
Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. ... Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.
O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso). ... Nosso sistema de ensino também teve influências positivista.