A Industrialização é processo histórico que teve como marco o advento da máquina a vapor, quando a indústria passa a dominar a economia, impulsionando a urbanização e o crescimento demográfico no seu entorno.
As áreas que atualmente se destacam nos rumos industriais são os países considerados desenvolvidos ou emergentes, entretanto, que ou tiveram industrialização mais precoce, como a Inglaterra, ou ainda, que passaram por grandes transformações no processo produtivo, como a China.
O processo de industrialização brasileira - ou seja, o fortalecimento dos investimentos no setor fabril e a expansão e crescimento econômico das indústrias - é considerado tardio, uma vez que, enquanto as potências europeias já experienciaram suas revoluções industriais desde os primeiros anos do século XIX, o Brasil ...
Que fase da industrialização brasileira caracterizou-se pela entrada de capital externo, pela instalação de multinacionais no país e pelo desenvolvimento da indústria de bens de consumo duráveis? * 1 ponto. a) Primeira fase da industrialização.
Resposta. o desenvolvimento da industria em sp, deve-se o capital produzido pelo café, o porto de santos e o desenvolvimento das ferrovias no estado, um quarto fator podemos citar a matéria prima.
Explique os fatores que proporcionaram esse desenvolvimento industrial nos estados do Sudeste. Um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento industrial no Sudeste foi devido à acumulação de capital proveniente da cafeicultura.
Resposta
b) riqueza de recursos naturais - a presença de muitos minérios e fontes de energias contribuíram para o processo de expansão das indústrias na Região Sudeste (na década de 1950).
Resposta. Na verdade, a descentralização industrial é provocada pelos seguintes fatores: *incentivos fiscais por parte de localidades no interior ou fora da rota de industrialização maciça. Ex: A Bahia ofereceu anos de isenção fiscal para a Ford instalar sua fábrica lá.
f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc. Existem, naturalmente, vantagens e desvantagens na desconcentração industrial no Brasil.
A difusão da modernização, especialmente a partir da década de 70, modifica os sistemas de transportes e telecomunicações, integrando o território. Por outro lado, as mudanças tecnológicas, devidas à difusão da informática e da eletrônica, permitem um maior controle à distância dos processos produtivos.
Desconcentração Administrativa consiste na criação de órgãos – desprovidos de personalidade jurídica – feita pela Administração Pública direta, a fim de desconcentrar as competências, dando maior força ao Princípio da Eficiência.