A Abertura dos Portos às Nações Amigas foi um ato (decreto) promulgado por D. João VI em 28 de janeiro de 1808. ... Este decreto (carta régia) abriu os portos do Brasil às nações amigas de Portugal. Desta forma, possibilitou o livre comércio entre o Brasil com as nações amigas.
Resposta. O objetivo da carta foi regulamentar a principal fonte de renda da corte portuguesa: os impostos alfandegários. Esse documento determinava a "abertura dos portos as nações amigas", que para muitos historiadores representou a quebra do pacto colonial brasileiro.
Resposta: 1- O objetivo foi que liberou os portos brasileiros às nações amigas. a carta ordenava que todas as mercadorias fossem admitidas nas alfândegas do Brasil transportadas. 2- Os comerciantes locais ficaram muito satisfeitos, pois se abriu a possibilidade de negociarem diretamente com outros mercados.
O Decreto de 28 de janeiro de 1808, assinado pelo Príncipe Regente D. João VI, abria os portos brasileiros às nações amigas. Na prática, isso significou o rompimento com o chamado Pacto Colonial que garantia exclusividade aos comerciantes portugueses nas transações dos produtos demandados pela colônia.
O termo "Abertura dos Portos" representa um ato realizado por Dom João VI cujo objetivo foi liberar os portos do Brasil para o comércio com nações amigas. Uma das princiapais nações consideradas "amigas" foi a Inglaterra, ocasionando assim, o fim do monopólio comercial que existia entre o Brasil Colonia e Portugal.
A abertura dos portos brasileiros no período colonial foi uma medida tomada a fim de movimentar positivamente o Brasil. Essa medida possibilitou que o Brasil tivesse um maior envolvimento econômico com outros países devido a grande disponibilidade de receber e enviar mercadorias.
- A Abertura dos Portos tem um caráter simbólico importante do fim do pacto colonial, a exclusividade da metrópole sobre os produtos da colônia, sobre o fluxo comercial da colônia - avalia o historiador João Fragoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O fim dessa relação ocorreu somente em 1808 com a vinda da família real para o Brasil, quando D. João assinou uma Carta Régia onde o Brasil deixava de comercializar somente com Portugal. Referência Bibliográfica: COSTA, Marcos.
Resposta. Como principal consequência negativa depois da abertura dos portos, foi o controle britânico das importações do Brasil, ou seja, a Inglaterra passou a fazer chover nos portos brasileiros, produtos ingleses industrializados, enquanto a industria nacional do Brasil não conseguia crescer...
porque com a partir da abertura dos portos , significa quebra do pacto colonial onde no qual só Portugal podia vender produtos manufaturados para o brasil colônia caracterizando um monopólio ; com a quebra a Inglaterra e as nações amigas de Portugal podiam também vender produtos manufaturados para os colonos ...
Os comerciantes portugueses estavam descontentes pois haviam perdido o monopólio comercial, situação agravada pelos Tratados de 1810, assinados com os ingleses. ... A queda de Napoleão tornou mais evidente a decadência do reino português, que em nada fora beneficiado com a permanência da família real na América.
As consequências foram as invasões das terras portuguesas pelos franceses. Vendo-se ameaçada pelo poderio Napoleônico, a Família Real Portuguesa optou por uma manobra arriscada: viajar para o Brasil e nele estabelecer a nova administração central de seu Império Ultramarino.
Resposta. O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia de declarava o fim do Pacto Colonial, que proibia os demais países a fazer negócio com o Brasil, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.
De 1500 até 1808, o Brasil deveria comercializar apenas com Portugal. A abertura dos portos promoveu, a priori, o rompimento dessa dependência brasileira em relação à metrópole portuguesa. Porém, isso não significou liberdade econômica para o Brasil, mas sim uma nova dependência, mas dessa vez para a Inglaterra.
A partir da assinatura do Tratado,deu-se fim ao exclusivismo comercial metropolitano e as tachas de importação passaram a ser menores,principalmente aqueles produtos que eram ingleses.
A abertura dos portos aconteceu no dia 28 de janeiro de 1808, por um decreto real emitido pelo príncipe regente d. João. Esse decreto determinou a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas de Portugal, o que encerrou séculos de existência do pacto colonial.
A abertura dos portos às Nações Amigas significou o fim do exclusivismo metropolitano, já que o Brasil poderia comercializar com outras nações além de Portugal, pois antes da vinda da família Real para o Brasil, através do Pacto Colonial o Brasil só poderia comercializar com a metrópole portuguesa.
Resposta. Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. ... Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822).
A partir da assinatura do Tratado,deu-se fim ao exclusivismo comercial metropolitano e as tachas de importação passaram a ser menores,principalmente aqueles produtos que eram ingleses.
Em 28 de janeiro de 1808, era assinada a Carta Régia de Abertura dos Portos do Brasil ao comércio internacional. A medida foi tida como inevitável por estar Portugal com seu comércio ultramarino interrompido pela ocupação napoleônica – motivo que levou à transferência da Corte portuguesa para o Brasil.
A nação que mais se beneficiou com a abertura, do ponto de vista econômico, foi a Inglaterra, pois pôde vender vários de seus produtos industriais para um mercado grande, com bons recursos e ávidos de consumo para os bens ingleses.
(0,5) Que medida, tomada por dom João, possibilitou a entrada de mercadorias de outros países no Brasil do início do século XIX? ... Conseguiu, através do Tratado de Comércio e Navegação (1810), que seus produtos desembarcados nos portos brasileiros pagassem uma tarifa de 15%, enquanto os demais países eram taxados em 24%.
Para os portugueses, essa decisão representava o fim dos amplos lucros obtidos com a sua mais lucrativa colônia. Por fim, aos ingleses, essa seria uma importante conquista econômica que garantiu o incremento de sua receita. Os Tratados de 1810 provocaram uma grande mudança no cenário econômico brasileiro.