EQST

Como O Ldico Pode Contribuir Na Construço Do Homem Como Ser Social Histrico E Cultural?

Como o lúdico pode contribuir na construção do homem como ser social histórico e cultural?

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, sócio e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação expressão e construção do conhecendo.

Qual a importância do lúdico do brincar do brinquedo e da brincadeira de acordo com o autor Gilles Brougère?

O QUE A CRIANÇA FAZ COM JOGOS E BRINQUEDOS É SEMPRE BRINCADEIRA? ... O aspecto lúdico da atividade serve portanto como maneira de atrair a atenção e o empenho da criança para a situação de ensino planejada pelo professor (com claro objetivo de tratar conteúdos específicos eleitos por ele como importantes).

Como a cultura lúdica como ela se constitui?

Assim sendo podemos estabelecer que a cultura lúdica acontece a partir da interação social, do contato direto ou indireto, seja com os jogos, brincadeiras, brinquedo/objeto ou mesmo com os indivíduos que dela participam que segundo Brougére (2002), tem suas raízes na interação entre a mãe e o bebê.

O quê Rousseau fala sobre brincar?

Contra a educação bárbara, Rousseau acredita que a criança deve brincar, deve errar, deve acertar, deve ser criança. Isso não significa, contudo, que devemos eliminar do mundo da criança o esforço, as dificuldades e as privações.

O que é o faz de conta na ação formativa do professor?

Palavras-chave: Faz de conta, Desenvolvimento infantil, Prática docente. A brincadeira de faz de conta promove para a criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita em sua imaginação, a capacidade de planejar, de imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação.

O que é o faz de conta na educação infantil?

O faz de conta é a maneira como ela começa a interagir com o mundo à sua volta e traz para a criança amadurecimento social, emocional, físico e intelectual. ... Benefícios Intelectuais: em cada brincadeira, a criança extrapola seus conhecimentos e sua imaginação, criando histórias, personagens, situações.

O que são histórias de faz de conta?

Esta é uma obra que convida os pequenos a conhecerem a história de dois vizinhos que tiveram que aprender a trabalhar juntos, para alcançar os seus objetivos e conviver em harmonia.

Como explorar uma história infantil?

  1. Crie um ambiente favorável. Os pais devem criar um ambiente agradável e acolhedor. ...
  2. Envolva a criança na leitura. Cada pai tem seu próprio jeito de contar uma história. ...
  3. Não se prenda tanto ao texto. ...
  4. Use um personagem para assuntos delicados. ...
  5. Deixe a criança contar a história. ...
  6. Entre na brincadeira. ...
  7. Use suas habilidades.

Como criar uma mini história?

Como produzir uma mini-história? Não há uma única forma de produzir mini-histórias. Aqui será apresentado a forma como as professoras desenvolveram e alguns exemplos. Inclusive, o modo de fazer as mini-histórias foi se modificando a partir de observáveis e reflexões realizadas constantemente na escola pelo grupo.

O que é uma mini história?

As mini-histórias são narrativas curtas em que a criança é a protagonista e o professor e/ou coordenador narra cenas do cotidiano e as ressignifica por meio de suas observações e reflexões.