Como ler a receita de lente de contato?
A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.
Não use as lentes de contato de outra pessoa. Compartilhar lentes de contato aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas, além de possibilitar o dano corneano decorrente do uso de lentes com curvaturas inadequadas. 10. Não use lentes de contato com prazo de validade vencido.
Mas, quando você está dormindo de lentes, as lentes não se movimentam, devido à falta de estímulo – piscada. O ideal, então, é retirar as lentes a cada período de 8 horas. E para quem tem grau muito alto, recomenda-se o uso de óculos de grau para dar este “descanso” aos olhos.
Tirar um breve cochilo com a lente é arriscado. Afinal, corre o risco de ela grudar no olho e você puxá-lo junto na hora de tentar tirá-la.
- Utilizar soluções multiuso tanto na limpeza quanto no enxágüe de lentes e estojo. - Friccioná-las para eliminar completamente os depósitos. - Não usar soro fisiológico ou água na higienização. - Retirar as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo.
Desconforto no final do dia Muitas pessoas que usam lentes de contato começam a sentir incômodos à noite, depois de passar o dia todo com elas. Isso acontece por causa de um ressecamento dos olhos, que pode ser corrigido com o uso de colírios ou de lentes mais confortáveis, como as de silicone hidrogel.
“Quando as lentes passam do prazo, o olho começa a reagir, apresentando coceira, vermelhidão e desconforto na córnea. Se o usuário insistir em usar o produto, pode sofrer uma hipersensibilidade do olho ao uso de lentes de contato ou evoluir para uma infecção severa na córnea”, alerta o especialista.
Descarte quinzenal com uso diário por até 12h ou prolongado por até 6 noites e 7 dias.
As lentes de contacto podem também irritar a córnea e provocar irritações nos olhos. E, a longo prazo, a utilização frequente de lentes de contacto pode causar olhos secos. Por sua vez, o olho seco desencadeia um conjunto de sintomatologia que vai desde ligeira a grave em algumas situações.
Entre os colírios que são apenas lubrificantes e podem ser usados com lentes de contato, citamos: