Ameaças. Por fim, as Ameaças da análise SWOT são situações externas à empresa que podem atrapalhar o objetivo estratégico analisado. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem.
Como fazer a matriz SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que avalia o grau de competitividade de uma empresa frente à concorrência. Em português, é conhecida como FOFA, um acrônimo para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. São justamente essas as características analisadas na matriz.
A principal função da análise SWOT é organizar as informações coletadas na análise de situação e separá-las em questão internas ou externas, assim será possível ver se as informações indicam algo que vai ajudar a empresa alcançar seus objetivos (forças ou oportunidades) e quais os desafios a serem superados, ou ...
Pode-se dizer que a definição de Análise Swot é que essa ferramenta é uma seleção dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa, se utilizando do acrônimo em inglês, Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats para planejamento estratégico empresarial ou pessoal.
A SWOT Cruzada é uma derivação da análise SWOT, na qual os fatores são combinados buscando potencialização (quando ambos são positivos ou negativos) entre eles ou anulação (quando um é positivo e outro negativo).
Como fazer uma análise PEST
Os fatores políticos dizem respeito à observação das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros. É preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negócio.
Político-legal é o ambiente que compreende as leis, as agências governamentais e os grupos de pressão política que influenciam no funcionamento das empresas.