Uma onda de frequência 50 Hz e comprimento de onda 20 cm esta se movendo à velocidade de 1000 m/s.
Isso porque quando a pressão aumenta, a densidade (e a elasticidade) aumenta proporcionalmente (se a temperatura permance constante). Nos líquidos, a velocidade é muito maior porque o aumento de densidade é compensado por um aumento na elasticidade.
Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. É importante lembrar que a velocidade de propagação é uma característica do meio, sendo uma constante, independente da frequência.
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
A velocidade do som diz respeito à agitação motivada pela onda, sendo que essa oscilação é transmitida por um emitente. Por essa questão, o som é uma onda mecânica, pois precisa de um meio material para se propagar. Contudo, o som também é uma onda longitudinal, pois a propagação é simultânea à vibração.
Basta que, ao ver o relâmpago, contemos os segundos que o som demora para ser ouvido. Ao multiplicarmos a quantidade de segundos por 343, que é a velocidade de propagação do som no ar, teremos uma medida em metros que dirá onde, aproximadamente, o raio caiu.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
O som se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e por último nos gases, porque as moléculas no estado sólido estão mais próximas e transmitem a energia cinética da onda de umas para as outras com maior facilidade.
O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
“Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
1450 m/s
1 espalhar-se, encher, correr, avançar, cobrir, disseminar, estender-se, alastrar-se, difundir-se, comunicar-se, atear-se, espraiar-se, chegar, vazar, generalizar-se, irradiar-se, transmitir-se, vulgarizar-se, divulgar-se, propalar-se. Propagar-se para outros locais de ocorrência: 2 alargar, levar.
A velocidade representada por Mach 1, considerado subsônico, por exemplo, chega a uma vez a velocidade do som, ou seja, 1225 km por hora. Já a velocidade do Mach 2, é duas vezes a velocidade do som, ou 2450 km por hora; e assim sucessivamente.
3.
Quando um objeto se move a velocidades acima da velocidade do som, significa que está a uma velocidade acima de 1 Ma (1 235 km/h) ou Mach1. ... Velocidades superiores a 5 Ma (6 175 km/h) ou Mach5, são definidas como hipersônicas.
tabela de mach em quilómetros por hora