Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra. A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão.
A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:
As correntes de vento e os jet streams que envolvem o planeta são misturados por três grandes células: a Células de Hadley, as Células de Ferrel e as células polares.
É o movimento do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura que existem na atmosfera terrestre.
A célula de Ferrel ocorre nas zonas de médias latitudes, caracterizando um movimento dos ventos que ocorrem próximos à superfície em direção aos polos. Nesse processo, as massas de vão se resfriando e subindo, retornando para o seu local de origem e completando o ciclo.
As células de Hadley estendem-se desde o equador até latitudes de aproximadamente 30º, em ambos os hemisférios. Este calor é transportado em um movimento celular, com o ar ascendendo por convecção nas regiões equatoriais e deslocando-se até as latitudes superiores, pelas camadas atmosféricas mais altas.
A formação das diferentes células, além das variações de pressão, decorre do fato de a incidência dos raios solares não ser homogênea. Próximo à Linha do Equador, o calor do sol é mais forte e, à medida que se aproxima dos polos, essa intensidade vai diminuindo.
Por que as células polares da circulação atmosférica têm ar mais frio do que células de Hadley? ... Pois as células polares são formadas nós polos e nas proximidades, mas as células de hadley são formadas em regiões tropicais, sub-tropicais e equatorianos.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais e caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão e convergência (encontro) dos ventos alísios (ventos gerados pela rotação da terra e que chegam a ocupar 1/3 da superfície do planeta, soprando de NE no hemisfério ...
A ZCIT está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley; Essa circulação atua no sentido de transferir calor e umidade (dos oceanos) dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da troposfera e para médias e altas latitudes (manutenção do balanço térmico global).
A zona de convergência intertropical - ZCIT é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos. Devido à sua estrutura física, a ZCIT tem se mostrado decisiva na caracterização das diferentes condições de tempo e de clima em diversas áreas da Região Tropical.
Quando o ar passa sobre uma superfície quente, ele se aquece e sobe. Isso deixa espaço para o ar mais frio ocupar seu lugar. O ar em movimento é o vento. ... Isso acontece porque o ar fresco e úmido se move do oceano para a terra quente.
No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério Norte, eles sopram de Nordeste para Sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (com sentido Oeste-Leste). Por outro lado, no hemisfério Sul, eles sopram de Sudeste para Noroeste (com sentido Leste-Oeste), sendo chamado de alísio do Sul.
Ventos constantes. Existem três conjuntos de ventos constantes que dominam a circulação atmosférica na Terra: os alísios, os ventos de oeste e os ventos polares de este. Os alísios sopram de este e dominam as correntes que atravessam os trópicos da Terra em direção ao equador.
Ventos constantes são aqueles que ocorrem sempre, o tempo todo, em uma determinada região, seja ela qual for. Ventos periódicos, como diz o próprio nome, são ventos que ocorrem por um período específico de tempo, em determinada região.
180° = Sul (vento Sul) [1] 225 ° = Sudoeste (vento Sudoeste) [2] 270 ° = Oeste (vento Oeste) [3]...Unidades de medição do vento.
Faça um anemômetro. Você pode criar mecanismos como o anemômetro para observar a direção do vento. É possível fazê-los de forma caseira ou, ainda, com imensa precisão. Em todo caso, o anemômetro recebe o vento e gira, indicando tanto a direção como a intensidade do vento.