A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s). Dentro dessa perspectiva, a família pode ser entendida de duas maneiras. A partir do casamento legal, civil ou religioso, ou da união estável entre seus membros.
Trocando em miúdos, estamos falando dos arranjos familiares em que os pais, já no segundo casamento, unem filhos das relações anteriores. Ou das famílias em que um dos pais assume uma orientação sexual diferente da vivida até então, partindo para uma nova relação.
Ao contrário do homem, a vida sexual da mulher solteira muitas vezes fica reduzida a zero por vários motivos: 1) dependência afetiva entre mãe e filho; 2) preocupação com a sexualidade é menor; 3) respeito aos filhos; 3) se torna fiel ao pai mítico; 4) processo de proibição social é interiorizado ao ponto de ...
A visita domiciliária no Brasil tem seu marco inicial, em artigo publicado em 15 de outubro de 1919 pelo "O Jornal", por meio do qual o Dr. J. P. Fontelle aborda a educação sanitária e a real necessidade de formação de enfermeiras visitadoras, sugerindo desta forma, a criação deste novo serviço.