Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.
É por isso que a audição do cachorro é muito mais apurada nesse sentido: eles têm a capacidade de localizar a origem da maioria dos sons de forma quase automática. Além disso, os cães também conseguem ouvir qualquer barulho a uma distância quatro vezes maior do um humano ouviria.
A Audição: A afirmação de que um cão ouve 4 vezes “melhor” do que nós, vem do fato de que os peludos identificam sons tão claramente quanto nós, mesmo eles estando quatro vezes mais longe da fonte do barulhinho.
De fato, a audição canina é bastante aguçada! Alguns estudos, inclusive, mostram que os cães são capazes de escutar barulhos a uma distância até quatro vezes maior do que nós conseguimos ouvir.
Cães ouvem sons entre 10 Hz e 40 kHz. O nosso espectro vai de 20 Hz a 20 kHz. Ou seja, eles escutam bem mais coisas. O ouvido canino também descobre com precisão a origem dos sons.
“Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Por isso, efetuam a perda de […] Eles utilizam a boca para transpirar e, assim, controlar a temperatura do corpo.
Os narizes dos cachorros possuem células olfativas com características impressionantes: a capacidade de cheirar com suas narinas de forma independente. Assim, os cães podem perceber com mais clareza de onde vêm os cheiros: se do lado esquerdo ou do direito. Funciona, mais ou menos, como nossos ouvidos.