O boxplot nos fornece uma análise visual da posição, dispersão, simetria, caudas e valores discrepantes (outliers) do conjunto de dados. Posição – Em relação à posição dos dados, observa-se a linha central do retângulo (a mediana ou segundo quartil).
O Diagrama de Dispersão é usado para analisar a relação entre duas variáveis e em que intensidade a mudança de um dado impacta outro dado.
O Diagrama de Dispersão, traduzido do inglês Scatterplot, é uma ferramenta estatística que permite identificar, por meio de análises visuais gráficas, a possível relação existente entre duas variáveis quantitativas distintas.
Por exemplo, uma correlação de Spearman de -1 significa que o maior valor para a variável A está associado ao menor valor para a variável B, o segundo maior valor para a variável A está associado com o segundo menor valor para a variável B, e assim por diante. O sinal de cada coeficiente indica a direção da relação.
O objetivo do estudo da correlação é determinar (mensurar) o grau de relacionamento entre duas variáveis. Caso os pontos das variáveis, representados num plano cartesiano (X, Y) ou gráfico de dispersão, apresentem uma dispersão ao longo de uma reta imaginária, dizemos que os dados apresentam uma correlação linear.
Como eu interpreto os valores-P na Análise de regressão linear? O valor-p para cada termo testa a hipótese nula de que o coeficiente é igual a zero (sem efeito). Um valor-p baixo (< 0,05) indica que você pode rejeitar a hipótese nula.