Patrícios era a classe dominante de roma, clientes constituíam uma classe intermediária de roma, plebeus formavam a maioria da população, escravos constituía-se sobre tudo,por prisioneiros de guerra.
Resposta. A sociedade romana se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas. Esta sociedade era estática, pois possuía pouca mobilidade social. ... No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.
Os principais órgãos da monarquia eram o rei, o Senado e a Assembleia Curial. O Senado – era um conselho formado pelos cidadãos mais idosos, responsáveis pela chefia das grandes famílias (gentes), ligadas entre si por lações culturais e de parentesco. ... A Assembleia reunia-se apenas quando convocada pelo rei.
O Senado, formado por 300 patrícios, elegia um cônsul para governar a República por um tempo determinado. Abaixo do Senado havia as magistraturas, através das quais os magistrados exerciam diversas funções públicas. ... Em tempos de ameaça à ordem política da República, um ditador era indicado para governar os romanos.
Resposta. Resposta: As formas de organização política foram criadas no período do século XII a.C. Até o século VIII a.C.
Não havia a propriedade privada da terra - esta pertencia à comunidade. A autoridade máxima de cada grupo era exercida pelo “pater familias” (o pai-chefe familiar). Com a dominação etrusca, iniciou-se o processo de desagregação da antiga organização em comunidades gentílicas.
Pretor – tinha a função de administrar a Justiça. Edil - responsável por fiscalizar o comércio e conduzir a cidade. Censor – se encarregava de contar a população, fiscalizar os candidatos a edil e vigiar a conduta moral do povo romano. Questor – cobrava impostos e custodiava o patrimônio romano.
Os Censores eram os que realizavam o censo da população, sua contagem e classificação de acordo com a renda, acumulando ainda a função de fiscalizadores do cumprimento dos costumes romanos. O Questor era o responsável pela arrecadação de impostos e pela administração do tesouro público.
Os pretores — tecnicamente denominados de juízes togados de investidura limitada — eram admitidos na Justiça comum gaúcha mediante concurso público de provas e títulos até 1988 — data da promulgação da Constituição Federal.
O Tribuno da Plebe era uma instituição política criada na República Romana para representar os interesses dos plebeus perante o Senado, sendo um cargo exclusivamente ocupado por plebeus (ou seja, pessoas que não fossem de origem nobre) e de poderes relativamente amplos.
O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C. Atribuições principais: - Defender os direitos dos plebeus romanos em contraposição aos interesses dos patrícios (aristocracia). - Incluir, nas leis romanas, direitos para os plebeus.
Magistrados. Os principais magistrados romanos eram o ditador, o censor, o cônsul, o pretor, o edil, o questor e o tribuno da plebe. O ditador era superior a todos os outros cargos e era acompanhado por 24 lictores.