O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo. O que é patrimônio e patrimônio líquido? Patrimônio é a soma de todos os ativos de uma entidade.
O patrimônio líquido é uma subcategoria do passivo total da organização e se localiza logo abaixo do passivo não circulante. ... Tal componente é formado por capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e lucros ou prejuízos acumulados.
Para a Lei, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo por representar obrigações que a pessoa jurídica assumiu ao receber capitais de seus donos, viabilizando, assim, as suas atividades. ... É por isso que o Ativo é igual ao Passivo.
A expressão, no jargão contábil, significa que os Ativos (bens e direitos) da entidade estão menores do que os Passivos (obrigações). Para se constituir uma empresa destina-se um determinado valor para formação do seu Capital Social.
Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.