O Comando man serve para mostrar um manual da aplicação para o usuário. Os comandos principais são simples, as setas para cima/baixo, sobem ou descem a página, assim como as teclas de setas para esquerda/direita fazem a movimentação para leitura dos textos, o Enter também faz a página descer.
Ctrl + C Estas são as teclas que você deve pressionar para sair de um comando ou processo em um terminal. Isso interromperá imediatamente um programa em execução.
Para remover o Linux do computador e instalar o Windows XP:
Se você estiver em modo gráfico, basta apertar as teclas conjuntas "Ctrl + Alt" e o terminal desejado (de F1 à F6). Se você já estiver no modo texto (terminal do shell) basta apertar "Alt" mais o terminal desejado (de F1 à F6). Para voltar ao modo gráfico, pressione "Alt + F7".
Normalmente, quando você quer apenas usar temporariamente o modo texto, só é preciso pressionar as teclas Ctrl + Alt + F1 no teclado para conseguir isso.
Iniciar, reiniciar e desligar o modo gráfico através do terminal (Gnome)
Coloque seu dispositivo USB (ou DVD) no computador. Antes do seu computador iniciar o seu sistema operacional atual (Windows, Mac, Linux), você verá a tela de carregamento da BIOS. Verifique na tela ou no manual do seu computador qual tecla deverá ser pressionada para inicializar pelo dispositivo USB (ou DVD).
Configurando aplicativos e atualizações
Como usar o BUM para deixar a inicialização do Ubuntu mais rápida. A aplicação estará no menu do sistema operacional, basta procurar por “BootUp Manager“, será necessário digitar a sua senha de root para acessar o aplicativo.
1 – acesse o menu do Ubuntu e na busca procure por ferramenta: 2 – Selecione o app mostrado, (No meu caso já esta mostrando o ícone novo pois já alterei o tema): 3- Faça as alterações conforme a imagem e pronto seu novo tema esta ativo agora.
Como acelerar o Ubuntu 18.
Abra o "Programas e atualizações", na guia "Atualizações preencha como na imagem. De preferencia por fazer as atualizações manualmente com os comandos no terminal. Atualize a lista de pacotes. Atualize o sistema.
Creto,o Slackware é uma boa opção pois na hora de instalar da pra deixar o sistema bem leve,e vocẽ pode usar o fluxbox como interface grafica.
Mova os arquivos temporários para a memória RAM Se você pesquisar m fóruns internet à fora vai encontrar muitos tópicos do tipo ” como deixar o Ubuntu mais rápido” e existe realmente muitas coisas que se pode fazer para aumentar o desempenho dessa distro.
Abra o terminal e digite o seguinte comando para criar o arquivo swap:
Abra seu prompt de comando no Ubuntu e digite o comando conforme abaixo: gedit limpezaCacheSwap.sh.
Criando um sistema de arquivos Swap em um arquivo
Como criar um arquivo Swap no Ubuntu
O espaço virtual está localizado nos discos rígidos, que têm um tempo de acesso mais lento do que a memória física. O espaço virtual pode ser uma partição virtual (swap) dedicada (recomendado), um arquivo virtual ou uma combinação de partições e arquivos virtuais.
No Linux, o swap é a memória virtual (também é conhecido como área de troca). A memória virtual funciona como uma extensão da memória RAM, que fica armazenada no disco. O porquê da memória swap precisar existir é simples: o sistema operacional precisa de memória para funcionar, e se a memória acabar, o sistema falha.
O linux permite que uma partição especial chamada Swap atue como memória virtual em disco permitindo que programas e dados sejam armazenados temporariamente possibilitando que o sistema execute mais programas concorrentemente.
Swapfile ou pagefile ou outro nome qqr do dia, aka memória virtual. É o ficheiro no disco ou partição do disco onde o OS escreve/lê blocos de memória que não estejam em uso ou sejam necessário. É desse modo que podes num PC com RAM x usar uma aplicação que use x+y.
Qual o tamanho ideal do swap instaladas em máquinas com menos de 1 GB de memória física (RAM), o tamanho do swap deve ser equivalente à quantidade de memória. Se você tiver muito espaço no disco rígido, pode configurar o sistema para usar mais swap, até um teto equivalente ao dobro da capacidade de memória física.
O swap é uma área de troca usada para aumentar a quantidade de memória RAM do sistema.