Tabela de Calor Específico
Calor Específico
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. ... Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.
Resposta. Resposta: 1) O estado líquido está entre a temperatura 10C é 90C e a variação de calor nesse intervalo de tempo foi de 400Q(. Como não houve mudança de estado aplique a formula do calor sensível. C=0,1 cal/g.
O calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que está relacionada com a variação da temperatura de um corpo. No exemplo acima, o calor se propaga por meio da condução térmica. Esse processo resulta no aumento da temperatura do material, no entanto, seu estado físico permanece o mesmo (sólido).
A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura. ... Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.
O calor latente é o tipo de energia associada à mudança de fase de agregação de uma substância qualquer. O calor é a energia térmica em trânsito entre dois corpos, motivada pela diferença de temperatura.
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.
Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.
A determinação da quantidade de calor latente é dada pela equação abaixo:
Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.
Qual é a quantidade de calor necessária para fundir 20 g de gelo, inicialmente a 0ºC, e aquecer a água da fusão até 30ºC. Dados: L = 80 cal/g e c = 1,0 cal/gºC. *৯ জুন, ২০২০
Bem, para FUNDIR o GELO, que está a 0°C, serão necessárias:10 x 336 = 3 360 J. Para AQUECER os 10 gramas, de ÁGUA de 0°C até 100°c, serão necessárias:10 x 4,2 x 100 =4 200J.
Resposta. Q=80 CAL.
Resposta. Fórmula do calor latente: Substituindo os valores: Logo, a quantidade de calor necessária equivale a 40000 cal.
80 cal
O gelo deve absorver 16000 calorias para derreter completamente. O calor latente é o calor que, ao ser fornecido ou retirado de um corpo, provoca uma mudança de estado físico.
0,030cal
Resposta. Q=2520 cal.
O cálculo da quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um corpo é feito com base na fórmula: Q = m . c . t , onde m=massa do corpo em gramas, c é o valor do calor específico em cal/g°C e t é a variação de temperatura que quer-se obter.
0,093 cal