Produtividade = valor das saídas úteis dividido pelos custos totais para obtenção das saídas. Além disso, essa fórmula se adapta facilmente a outras situações, como cálculo de produtividade de mão de obra. Para tanto, basta trocar pelos fatores específicos, como horas/trabalhador, por exemplo.
Quais são os principais indicadores?
Expandir um negócio e aumentar o faturamento requer produtividade. Para fazer mais e melhor é preciso controlar as atividades e os fluxos de trabalho da equipe. O gestor que tem controle da produtividade da sua equipe consegue identificar os entraves da eficiência e também os pontos positivos que podem ser estimulados.
Pode parecer uma conclusão simples, mas é bom registrar: a produção é uma ação. O importante, nesse sentido, é nunca confundir o aumento da produção com o aumento da produtividade. ... Isso porque esse aumento pode até mesmo significar uma redução da produtividade.
Alguns empresários priorizam mais um do que o outro, porém é necessário que os dois andem juntos na rotina da organização. Sem produção não há produtividade. Isso porque uma produção capaz de fazer mais com menos pode trazer altos impactos positivos.
É possível ter uma redução da produção e mesmo assim ter um aumento de produtividade? Não, para haver uma redução na produtividade o valor dos insumos deve ser reduzido. ... Sim, caso haja uma redução nos insumos e redução na produção. Não, para haver aumento na produtividade a produção deve aumentar.
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Para aumentar a produtividade, diz, entre as questões a serem atacadas pelo poder público estão a qualificação do trabalhador e a intensificação na utilização de tecnologia para o trabalho e inovação. A baixa produtividade tem consequências desastrosas para a economia brasileira.
Esta produtividade, leva em consideração todos os fatores que afetam a planta, fatores genéticos, climáticos e disponibilidade de água, além dos fatores de manejo.
Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva. Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.