Logo após o término do tratamento da trombose com os anticoagulantes orais (como a varfarina ou o rivaroxabana) é possível tentar engravidar. Geralmente, o tratamento de um episódio de trombose varia de 3 a 12 meses, dependendo da causa.
Se sua trombose foi controlada ou já está tratada, não há contra-indicação pra realizar laqueadura por vídeo.
Logo, se para quem nunca teve trombose, os anticoncepcionais podem ser um problema, para quem já passou por um episódio da doença, o medicamento combinado é proibido, segundo a médica.
Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula Cerazette. Norestin. Juliet. Exluton.
O risco de desenvolver trombose é proporcional aos valores do hormônio estrogênio da fórmula, portanto, os anticoncepcionais com mais de 50 mcg de estradiol são os que apresentam maior chance de desenvolver este tipo de efeito, sendo recomendado utilizar, sempre que possível, aqueles que contém de 20 a 30 mcg desta ...
Os resultados são assustadores! Os homens que utilizavam testosterona tinham um risco dobrado de apresentar trombose. Esse risco era 30% maior se o homem não apresentava hipogonadismo e 90% maior se tivesse menos de 65 anos. Ou seja, quanto menor a indicação, maior o risco de trombose.
De acordo com o trabalho britânico, a reposição hormonal transdérmica (feita com adesivo ou gel colocados na pele, por exemplo) não foi atrelada a um risco maior de trombose venosa. “No método oral, o estrogênio, ao passar pelo fígado, gera substâncias que favorecem a coagulação do sangue, o que predispõe à trombose.
Lembrando que a associação do método oral de reposição hormonal com a trombose venosa não significa que o problema vai acontecer em 100% das pacientes; por isso, deve-se sempre conversar com o médico antes de tomar a decisão, para que a reposição hormonal traga somente vantagens para a vida da mulher!