O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.
Se você conhece o diâmetro externo, calcule o valor interno subtraindo duas vezes a espessura da parede do tubo. Se você não sabe o diâmetro externo, faça os cálculos baseando-se na quantidade de água transportada pelo cano.
Lara achar o diâmetro, basta igualar o 5cm^2 à área do circulo, que é a base da tubulação. Como esta pedindo o diâmetro e este é o dobro do raio, então é 1,26 × 2 = 2,52 cm ou 25,2 mm.
Cada faixa de valores da soma dos pesos corresponde a adoção de um diâmetro especifico da tubulação. Em um exemplo prático, se a soma dos pesos resulta em um valor de 2, o diâmetro mínimo é o de 25 mm. Se a soma dos pesos resultar em um valor de 8, o diâmetro mínimo adotado é o de 32 mm e assim por diante.
Alinhe a marca de 2,5 cm da trena com uma das paredes internas do cano. Puxe a trena ao longo da abertura do cano e leia o número alinhado com a outra parede interna do mesmo. Subtraia 2,5 cm para determinar o diâmetro do cano.
Medidas dos Canos de PVC - Saiba a Bitola dos Tubos!
Como medir o diâmetro de um círculo
Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4” ou 2/8” da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8”. Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”.
A lâmina que se encaixar vai indicar-lhe o passo da rosca ou o número de fios por polegada. Vimos que, no lugar do pente de rosca, você pode usar uma escala e medir, por exemplo, 10 filetes da rosca. Você divide a medida encontrada por 10 para encontrar o passo da rosca.
A pergunta é muito interessante, pois, esclarece uma dúvida de muitas pessoas e muitos profissionais que não sabem explicar o porquê desta diferença....Equivalências de medidas dos dois tipos de canos.