Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à ...
Mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Nº 8.
Como política de educação, a inclusão de alunos público alvo da educação especial (PAEE) na rede regular de ensino demanda não só a matrícula do aluno ou a permanencia fisica junto aos demais. alunos, mas também a representação das possibilidades de rever concepções e paradigmas, respeitando as suas diferenças.
Como política de educação, a inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular demanda não apenas a matrícula do aluno ou a permanência física junto aos demais alunos, mas representa a possibilidades de revermos concepções e paradigmas, num profundo respeito pelas suas diferenças.
A equipe escolar tem uma fundamental importância na formação da identidade inclusiva do aluno PAEE, ela se torna responsável pela aprendizagem do aluno, de forma prática, flexível, e clara, enquanto professor os objetivos e elencar o desenvolvimento e a estabilidade do aluno em sala de aula, em certos contextos como ...
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é um marco na luta das pessoas com deficiência por igualdade de Page 3 condições e acesso a uma escola para todos. Sua importância reflete em diversos aspectos como pedagógico, político e principalmente social.
Nova Política Nacional de Educação Especial segrega crianças com deficiência. ... A PNEE incentiva que haja classes e escolas especiais para crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades ou superdotação.
A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.
A educação inclusiva no Brasil começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais: Acesso e Qualidade (Espanha, 1994), na qual foi proclamada a Declaração de Salamanca (1994) que define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...
O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.