Quais So As Consequncias Do Uso Da Droga?

Quais so as consequncias do uso da droga

Entender os riscos e as consequências das drogas sobre a saúde mental e física é um dos aspectos mais importantes para conter os efeitos negativos desse problema. Além dos danos ao organismo do usuário, o uso de substâncias ilícitas gera impactos sociais e econômicos em larga escala.

Além disso, em pesquisas com profissionais de saúde em 77 países, 42% afirmaram que o uso da cannabis aumentou durante a pandemia. Um aumento no uso não medicinal de drogas farmacêuticas também foi observado no mesmo período.

O apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros é fundamental à qualidade do tratamento.

O número de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) emergentes no mercado global caiu de 163 em 2013 para 71 em 2019. Isso reflete as tendências na América do Norte, Europa e Ásia. Os resultados sugerem que os sistemas de controle nacionais e internacionais conseguiram limitar a disseminação de NSP em países de alta renda, onde, há uma década, surgiram as primeiras substâncias psicoativas.

O perigo do uso: consequências das drogas

O perigo do uso: consequências das drogas

Logo após o país ter diminuído seu nível de alerta em setembro do ano passado, 214 suspeitos nacionais e estrangeiros que, alegadamente, contrabandeavam heroína rotineiramente através da fronteira com a Tanzânia foram presos.   

O impacto social da pandemia, que levou a um aumento na desigualdade, pobreza e condições de saúde mental, particularmente entre as populações já vulneráveis, também representam fatores que podem levar mais pessoas ao uso de drogas. 

Além disso, a maioria dos países relatou um aumento no uso de cannabis durante a pandemia. Em pesquisas com profissionais de saúde em 77 países, 42% afirmaram que o consumo de cannabis aumentou. Um aumento no uso para fins não medicinais de fármacos também foi observado no mesmo período. 

Efeitos das drogas

O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte.

Durante o período de 2015 a 2019, o Brasil foi o país mais frequentemente relatado pelas nações africanas, como país de origem, saída ou trânsito de remessas de cocaína, respondendo por 47% de todos esses relatos.  

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa

O uso continuado dessas substâncias expõe o organismo jovem ao desenvolvimento de diversas enfermidades mentais e físicas. Doenças de ordem psíquicas, como a esquizofrenia, o surto psicótico e a síndrome do pânico são as mais preocupantes.

Segundo os especialistas, há uma expansão potencial que resulta da impulsão pela oferta desses produtos no mercado. Assim como a produção de drogas sintéticas, a fabricação do ópio e da cocaína está em um nível cada vez mais elevado.

O que causa os transtornos por uso de substância?

Essa substância é muito utilizada em festas raves ou em encontros de universitários. Ela faz parte do grupo de drogas sintéticas, cujo uso ocorre de modo oral. Provoca alterações cerebrais em poucos minutos. Seu efeito causa uma falsa sensação de felicidade, de euforia e aumenta a libido.

Nessas circunstâncias, a ajuda profissional e o suporte dos amigos e familiares podem reduzir os reflexos negativos desse problema e direcionar para condutas mais adequadas.

A instabilidade psíquica é um dos problemas que motivam as pessoas à procura de drogas. Sobretudo, os indivíduos em condição social mais vulnerável, como os moradores de rua, tendem a buscar nessas substâncias o alívio para o sofrimento.

Drogas ilícitas: o acesso fácil dificulta o controle

A agência da ONU destaca que isso aconteceu “apesar das evidências de que uso de cannabis está associado a uma variedade de danos à saúde e outros, especialmente entre usuários regulares de longo prazo.” 

Um dos exemplos mais recente deste tipo de drogas é a Flakka, também conhecida como "droga zumbi", que é uma droga barata inicialmente produzida na China, que causa comportamentos agressivos e alucinações, existindo até relatos de casos em que usuários desta droga iniciaram atividades canibais durante o período em que estavam sob o efeito da mesma.

Quais consequências da droga na família?

Segundo o estudo, o dependente químico afeta as atividades diárias e o psicológico dos familiares: 58% das famílias com algum usuário de drogas têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29% das pessoas estão pessimistas quanto ao seu futuro imediato e 33% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer, ...

O que são drogas e o que causam?

Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros. O termo drogas refere-se a quaisquer substâncias que, quando utilizadas, causam alterações na estrutura e funções do organismo.

Quais são os maiores problemas causados pelo uso excessivo de drogas?

As principais doenças associadas ao consumo de drogas lícitas e ilícitas são:
  1. Distúrbios comportamentais. ...
  2. Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  3. Endocardite infecciosa. ...
  4. Enfisema pulmonar. ...
  5. Insuficiência renal e hepática. ...
  6. Desnutrição. ...
  7. Comprometimento cerebral.

Por que não devemos usar drogas?

Saúde. Diversos são os efeitos do consumo de tóxicos sobre a saúde do dependente químico. O vício em entorpecentes concorre para prejuízos à saúde mental, emocional e física. Alguns desses danos podem ser irreversíveis ou fatais.

Quais são os impactos do uso de drogas na vida e os relacionamentos familiares e sociais?

Dessa forma, as drogas geram relevante impacto na vida dos usuários, levando-os às perdas físicas e psíquicas. Elas são responsáveis pela perda de emprego, de bens materiais, de rompimento dos vínculos familiares e, também, malefícios à saúde.

Quais são as consequências sociais da dependência?

O isolamento da família, dos amigos próximos e até da sociedade como um todo também são uma consequência nociva do uso de drogas. Isso porque o dependente químico passa a ter uma visão distorcida da sua realidade, além de sofrer preconceito pelas pessoas, o que também a torna intolerante.

Qual o pior problema neurológico que a droga pode causar?

Aos problemas neurológicos encontram-se acidentes vasculares cerebrais e medulares, isquemias, cefaléias, convulsões e desordens motoras como os tiques (KOLLING,2007).

Quais são os primeiros sintomas de overdose por uso de drogas?

E os sintomas de overdose por estas substâncias, podem incluir:
  • Agitação extrema;
  • Confusão mental;
  • Pupilas dilatadas;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça forte;
  • Convulsões;
  • Febre;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
Mais itens...

É errado usar drogas?

Usar drogas é muito perigoso Drogas ilícitas podem ter todo o tipo de efeitos, desde as mais “leves”, que deixam uma pessoa meio tonta, até às mais fortes, que podem matar logo na primeira vez. Alguns efeitos das drogas são: doenças psiquiátricas, de coração, de fígado, respiratórias e do sistema nervoso.

Como o uso das drogas afetam os relacionamentos sociais?

O uso de drogas afeta, diretamente, a cognição, capacidade de julgamento, humor e as relações interpessoais, ou seja, compromete a inserção da pessoa em sua comunidade e sua relação com esta.

Quais os problemas sociais que as drogas podem causar?

Doenças psicológicas, falta de estrutura e afeto familiar além de uma sociedade cada dia mais estressada, são os principais fatores que levam as pessoas a buscarem prazer por meio de produtos alucinógenos. A precocidade com que ocorre o primeiro contato com as drogas é o que mais preocupa.

Quais são as consequências da dependência química?

Já em relação à vida da pessoa, comportamentos inconsequentes podem levá-la a contrair doenças contagiosas como AIDS e Hepatite. O isolamento da família, dos amigos próximos e até da sociedade como um todo também são uma consequência nociva do uso de drogas.

Quais são as causas da dependência?

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais.