Os fármacos antiepilépticos diminuem a excitabilidade da membrana, aumentam a inibição pós-sináptica ou alteram a sincronização das redes neurais para diminuir a excitabilidade neuronal excessiva associada ao desenvolvimento de convulsões.
O mecanismo de ação do DEPAKENE® (ácido valpróico/valproato de sódio) ainda não é conhecido, mas sua atividade parece estar relacionada com o aumento dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro.
Comum. Edema, retenção de líquido, aumento de peso, hiponatremia e redução de osmolaridade do sangue causada por um efeito semelhante ao do hormônio antidiurético (ADH), conduzindo em casos raros, à intoxicação hídrica acompanhada de letargia, vômito, cefaleia, confusão e distúrbios neurológicos.
Isso pode causar uma certa angústia e impaciência, mas é normal. A duração dos efeitos colaterais decorrentes do uso da fluoxetina e da carbamazepina podem variar de pessoa para pessoa, sendo de alguns dias à semanas.
A demora para o aparecimento dos efeitos varia de acordo com uma série de fatores e do uso pretendido, mas em epilepsias pode fazer efeito em horas ou dias e, em Psiquiatria, habitualmente dias a semanas.
Mania aguda e tratamento de manutenção em distúrbios afetivos bipolares para prevenir ou atenuar recorrências. Síndrome de abstinência alcoólica. Neuralgia idiopática do trigêmeo e neuralgia trigeminal em decorrência de esclerose múltipla (típica ou atípica).
A carbamazepina bloqueia de forma especifica os canais de sadios mais ativos e utilizados durante o processo de despolarização e propagação do estimulo entre os neurônios. É uma medicação extremamente lipossolúvel e efetiva para o tratamento de diversas patologias da neuro psiquiatria.
Os comprimidos e suspensão oral (deve ser agitada antes do uso) podem ser tomados durante, após ou entre as refeições. Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido.
A carbamazepina é uma medicação antiepiléptica que por vezes é usada como estabilizadora do humor. O Gardenal* é o fenobarbital, um antiepiléptico, hoje bem menos usado do que antigamente, porque pode causar sonolência e por vezes dificuldades de aprendizado.
Medicamento de Referência: Gardenal
qual e a diferença fenobarbital e o hidantal? Ambos são anticonvulsivantes, mas funcionam de forma diferentes, tem efeitos colaterais diferentes, tem indicações diferentes. É como dipirona e paracetamol, ambos são antitermicos mas são medicamento diferentes.
Enquanto fenitoína previne crises convulsivas focais, fenobarbital previne crises convulsivas generalizadas. Não recomendo a substituição dos fármacos antes de uma avaliação com neurologista.
O fenobarbital, princípio ativo do Gardenal, é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes e sedativas, devido à capacidade de elevar o limiar de convulsão (quantidade de estímulos necessários para provocar convulsões), pois age no sistema nervoso central (SNC).
Para atingir o pico sérico desejado em adultos, o tempo varia entre 80 e 100 horas. Portando, o início de ação desejado demora em média 3 a 4 dias após o uso do primeiro comprimido.
Os casos de convulsão em cachorro são bastante preocupantes. Até porque eles são caracterizados por manifestações motoras involuntárias. O problema costuma vir acompanhado também de outros sinais, como rigidez muscular, salivação excessiva (que pode espumar) e até perda da consciência.
Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.