Métodos e Materiais. O bronze era o material de predileção dos gregos e, posteriormente, o mármore, o qual era rompido mediante a utilização de brocas, ferramentas de ferro e calços de madeira. Os membros eram esculpidos e somente depois fixados ao corpo.
Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores. Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas paredes e que causam um efeito de profundidade e volume.
A escultura é considera uma das maiores manifestações artísticas da cultura grega. ... Já no período Helenístico temos uma maior exploração das atividades do dia a dia, as expressões das esculturas tinham mais realismo e emoção. As dimensões da escultura também aumentaram.
Existem várias das principais diferenças entre os períodos clássico e helenístico . A primeira é na fluidez da pose. Arte clássica tende a mostrar figuras em poses simples, relativamente estáticos , enquanto a arte helenística é mais fluido . Outra diferença está na matéria.
No período arcaico, a escultura grega deu seus primeiros passos. ... Nas esculturas femininas, chamadas “kore”, é possível perceber túnicas cobrindo os corpos. Já os homens ou “kouros” apresentavam músculos definidos e pernas separadas, os primeiros aspectos de movimento. Período Clássico (século V a.
No período clássico, os gregos detinham uma cultura própria, baseada principalmente nos estudos e visões de mundo que o povo grego tinha consolidados. Já na cultura helenística, houve um intercâmbio cultural dentro da cultura grega: advinda do oriente e de culturas bárbaras (que estavam fora dos limites gregos).
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Formação e desenvolvimento da pólis (cidades-estado da Grécia Antiga).
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. ... As cidades-estado mais importantes do período arcaico foram: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto. - Desenvolvimento da arte cerâmica com suas pinturas, retratando aspectos culturais da Grécia Antiga.
Caracteristicas. Na América, o período formativo foi caracterizado pela consolidação da agricultura e pelo surgimento das primeiras sociedades hierárquicas, com uma estrutura administrativa mais complexa que a das aldeias anteriores.
As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família. ... Assim, com o passar do tempo, o trabalho nos genos não suportava alimentar toda a população.
47Sào características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C), na Grécia Antiga:A desenvolvimento dos oikos e expansão creto-micênica.
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
Escultura da Grécia arcaica
Resposta. Resposta: O Período Arcaico é aquele que se estende de 800 a.C. a 500 a.C. Ele é caracterizado essencialmente pelo avanço social, cultural e político das póleis gregas, com ênfase em Atenas e em Esparta.
Quais as dificuldades principais enfrentadas na abordagem à poesia arcaica grega?
Além da saída em busca de novos locais de domínio, em um processo de expansão e colonização, houve a intensificação do comércio marítimo, enfraquecido durante a civilização micênica. A confecção de armas e artefatos em cerâmica de forma artesanal também se desenvolveu.
A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos. ... As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista.
Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.
Polis era a principal marca do mundo helênico. A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade.
agricultura
Resposta. Uma vez que a polis representava um dos modelos de organização social, política e econômica do mundo grego, ela foi essencial para o desenvolvimento da sociedade bem como do pensamento humano, mediados pelos processos de socialização que ocorriam entre os cidadãos nos locais públicos.
A pólis era composta por uma região urbana, onde ficavam a ágora (praça central que servia para reuniões públicas), o templo e o mercado onde eram realizadas as trocas. A área rural era formada pelos campos vizinhos à cidade, cultivados tanto por camponeses livres quanto por escravos.
São características da cidade/estados, ou pólis grega, exceto: a) ideias democraticas.
Explicação: nas polis gregas eram os cidadaos que discutiam e apresentavam seus argumentos sobre determinado assunto, mas eles queriam explicaçoes mais logicas e argumentativas. Entao buscaram a filosofia que a maneira verdadeira atraves do racional.
A pólis ou cidade-estado era importantíssima para a filosofia pois lá , na Grécia antiga ( que foi onde iniciou-se a filosofia ) situavam-se as polis , e nas polis , existia a àgora , que era basicamente , uma praça onde as pessoas praticavam e desenvolviam a filosofia.
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
Podemos dizer que a relação entre arte e filosofia advém do fato que ambas andaram juntas ao longo da história. Na Grécia Antiga, por exemplo, ao mesmo tempo me que se desenvolvia filosofia, a mesma também se preocupava em refletir sobre a beleza. Surgiam monumentos, esculturas, etc.