É necessário realizar a prega cutânea, fazer rodízio do local de inserção, não massagear o local, injetar todo o conteudo da seringa, angulo de 90º, pode usar compressa gelada no local após aplicação.
Náusea, confusão, febre, reações alérgicas cutâneas (erupções bolhosas) ou sistêmicas incluindo reações anafilactóides. Em alguns casos, pode ser necessária a interrupção do tratamento. Foram relatadas elevações assintomáticas e reversíveis na contagem de plaquetas e nas enzimas hepáticas.
A posologia de Enoxaparina Sódica recomendada é de 1 mg/kg a cada 12 horas, por via subcutânea, administrada concomitantemente com ácido acetilsalicílico (100 a 325 mg, uma vez ao dia). Nestes pacientes, o tratamento com Enoxaparina Sódica deve ser prescrito por no mínimo 2 dias, e mantido até estabilização clínica.
Esse medicamento é um anticoagulante, de uso injetável muito utilizado no caso de infarto do miocárdio. A Enoxaparina evita que o sangue coagule nos vasos sanguíneos, aumentando a segurança de pacientes que fizeram cirurgias e tiveram que trocar as válvulas cardíacas.
Basta ir a uma farmácia credenciada ou na rede própria do governo, levando receita médica emitida por médicos do SUS ou da rede particular e documento de identificação. Nesse programa, o próprio paciente tem que comparecer à farmácia para pegar o medicamento.
A Ritalina só pode ser comprada em farmácias com receita médica, estando ainda disponível gratuitamente pelo SUS.