Dragão de Komodo: o maior lagarto do mundo está ameaçado pelas alterações climáticas. Estes lagartos gigantes enfrentam uma perda cada vez maior de habitat. As alterações climáticas poderão ditar o fim desta espécie de lagarto, a maior do mundo, a menos que melhores condições sejam criadas, indica um novo estudo.
O nome desse animal tem origem em Komodo, uma dessas ilhas. Há milhares de dragões-de-komodo na Indonésia. Eles são protegidos por lei. Alguns zoológicos em outras partes do mundo têm dragões-de-komodo em cativeiro.
Smaug
Macho: 2,6 mAdulto
Como resultado deste gigantismo, estes lagartos, juntamente com as bactérias simbiontes, dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões-de-komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.
Robusto e com aparência de dinossauro, pode medir até 3,5 m de comprimento e pesar até 125 kg. A cor de sua pele é cinzenta e marrom. Sua dieta baseia-se em porcos selvagens (javalis), cabras, veados, búfalos, cavalos, macacos, dragões-de-komodo menores, insectos e até seres humanos.
Varanus komodoensis
Atinge até 2 m de comprimento, o que o torna o maior lagarto do Brasil. Pode ser confundido com o teiú dito "argentino" (Tupinambis merianae, Argentine Tegu, lagarto blanco, tegu argentino, tegu blanquinegro).
Os seis maiores lagartos do mundo
Nada de cobras ou aranhas, o animal mais venenoso não apenas da Austrália, como do mundo, é uma água viva! Isso mesmo, a água-viva-caixa-australiana pode ser encontrada principalmente na região da Austrália e da Ásia.
crocodilo-de-água-salgada
Lolong
Macho: 4,3 – 5,2 mAdulto
Paleosuchus palpebrosus