A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar.
Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele. Nesse caso, as trocas gasosas ocorrem por difusão e é importante que a pele sempre esteja umedecida para que esse processo aconteça de maneira adequada.
DE COR PODES TORNAR AINDA MAS BONITO ESTE LIVRO! Mesmo se vivem na água, os golfinhos não são peixes: são mamíferos e respiram ar com os seus pulmões. Para respirar os golfinhos têm que subir em superfície, depois, retendo a respiração, mergulham.
Boa parte das espécies de golfinhos consegue ficar debaixo d'água de oito a dez minutos, com algumas espécies tendo a capacidade de permanecer submersa segurando a respiração por 15 minutos.
Os golfinhos, como as baleias ou as orcas, têm que dormir com um olho aberto e metade do cérebro acordado. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Esses mamíferos marinhos realizam o que é conhecido como “sono de onda lenta uni-hemisférico”.
Só no caso de exemplos cativos encontraram-se golfinhos a dormir no fundo das piscinas. Num período de 24 horas os golfinhos dormem umas 8 horas, 4 para cada hemisfério do cérebro. Existem basicamente três razões pelas quais os golfinhos e o resto dos mamíferos aquáticos adotaram esta forma de dormir.
O tubarão branco e todas as espécies de tubarões são animais que apenas podem dormir em movimento. Para isso, eles entram nas correntes marinhas e o fluxo da água os transportam sem que eles tenham que fazer qualquer tipo de esforço. Para saber mais detalhes, confira nosso artigo sobre como os peixes dormem.
Todos os bovinos dormem deitados, quando estão em um pasto que eles conhecem ou seja, se sentem seguros, eles dormem deitados, mas quando não conhecem onde estão ou sentem perigo por perto, eles só cochilam em pé.
Alguns tubarões têm estruturas chamadas espiráculos, que permitem respirar enquanto estão no fundo do oceano. Um espiráculo é uma pequena abertura atrás de cada olho. Essa estrutura força a água através das brânquias do tubarão para que ele fique quieto quando descansar.