O gasto calórico em uma aula de Step Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.
Escadas – substitui o famoso aparelho de “step”
Luta, pilates, yoga, natação e dança são ótimos substitutos da musculação. Além de queimarem algumas boas calorias, esses exercícios ainda têm o poder de tonificar os músculos e de desenhar o corpo.
Livros grossos e pesados são bons substitutos para os halteres em casa, já que você pode encontrá-los no escritório ou em qualquer lugar. Se deseja exercitar os dois braços ao mesmo tempo, encontre livros com peso aproximadamente igual.
Nas aulas para iniciantes não utiliza os braços , deixe-os naturalmente. Utilize o Step de 10 cm de altura para alunos iniciantes , de 15 cm para os intermediários e de 20 cm para os avançados . O pé deverá estar todo apoiado sobre o Step. Não fique muito afastado do Step ( mais de um passo ) durante o exercício .
O step é uma disciplina cardiovascular muito intensa, que implica um progressivo aumento da capacidade cardiovascular e respiratória. É por conseguinte uma das atividades ideais para quem pretende perder peso.
A aula de step consiste em fazer exercícios diversos utilizando o auxílio de um step (que traduzido para o português é um degrau). Essa modalidade inclui exercícios que movimentam braços e pernas. A dificuldade do movimento pode ser regulada por dois fatores: a altura do step e a intensidade de movimentos.
Parte Prática:
95cm
Step é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em português, degrau). A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante.
Assim, pode-se concluir que a aula de jump é mais eficiente para desenvolvimento da capacidade aeróbia que a aula de step.
Dentre as modalidades que estão no mercado do fitness, o step training que surgiu em 1990 nos EUA pela professora norte americana Gim Miller, desde seu começo, conquistou milhões de praticantes nos cinco continentes, fascinados pela simplicidade e eficiência que caracterizam a modalidade, (CIDA CONTI. 1991).
A Ginástica aeróbica pode ter vários tipos como a step, espetacular, jump e outras, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
O Aerodance é uma combinação empolgante de Ginástica Localizada, Fit Dance, Step, Zumba, AeroAbdominal, Corrida e Funcional.
Step é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em português, degrau). A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante.