Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem ...
Dentre os principais impactos que deixa a construção de uma hidrelétrica, temos:
O impacto econômico gerado pelas usinas hidrelétricas em suas áreas de entorno varia bastante, mas, na média, os resultados mostram que, nos municípios onde as usinas foram construídas, os efeitos positivos e negativos são de curto prazo. ... Enquanto alguns municípios mantêm melhorias econômicas, outros apresentam perdas.
Confira 6 impactos ambientais causados pelas fontes de energia
Podem ser realizadas medidas simples como: organizar o canteiro de obras para que os restos da construção sejam bem organizados e descartados corretamente; utilizar materiais recicláveis; aproveitamento das condições naturais do ambiente em que está sendo realizada a obra (luz natural, temperatura); redução do consumo ...
A construção de uma hidrelétrica causa a inundação de gigantescas áreas, impactando a população local, que sofrerá com o alagamento dos vilarejos e plantações. ... Artaxo defende a construção de hidrelétricas na região amazônica, já que essa energia é limpa e causa menos impacto do que outras formas, como as termelétricas.
A construção civil pode ser responsável pelo crescimento da poluição quando as leis e normas não são respeitadas e as edificações são feitas sem o cuidado necessário com o meio ambiente. ... Além disso, o armazenamento incorreto de materiais pode acabar poluindo o solo, a água e o ar.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
As iniciativas aplicadas no empreendimento contemplam a implantação de usinas de concreto no canteiro de obras, redução e reuso de resíduos, redução do impacto na utilização de recursos hídricos e energéticos, diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE), além do recrutamento e capacitação da mão de obra do ...
A construção civil é reconhecida como grande geradora de impactos ambientais, tanto pelo consumo de recursos naturais, de origem não renovável, como pela geração de diferentes tipos de resíduos, impermeabilização do solo e rebaixamento do lençol freático.
Entre as principais categorias de aspectos ambientais, tem-se o uso de diferentes matérias-primas, consumo de energia e água, além da geração de resíduos e emissões atmosféricas. São também considerados como aspecto os ruídos e as vibrações, as interações com a fauna e a flora, entre outros.
Remoção da vegetação em todas as áreas de extração; Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios; ... Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
Para exploração de madeira legal é necessária a Autorização de Exploração (AUTEX), que pode ter origem a partir de:
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.
CICLO DE EXTRAÇÃO DA MADEIRA Após a árvore atingir o seu estado de maturidade é feita sua colheita, e logo depois de as toras serem cortadas em tamanhos padronizados, e delas serem extraídos os galhos, é feito o transporte até a fábrica de pisos, painéis MDP e MDF e revestimentos.