A principal área de atuação dos psicopedagogos é na área da educação, em instituição de ensino públicas ou privadas. Eles também podem atuar em clínicas e consultórios e prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.
Para se tornar um profissional da área existe dois caminhos, o primeiro é ser graduado em Psicologia ou Pedagogia e fazer especialização em Psicopedagogia, o que pode levar até oito anos para o termino dos estudos.
18 meses
A maioria das instituições de ensino superior que oferta esse curso o destaca como pós-graduação. Assim, qualquer profissional com formação completa em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia ou Licenciatura pode investir na capacitação e tornasse-se especialista na área.
Os poucos cursos de graduação em Psicopedagogia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) cobram uma média de R$ 900 pela mensalidade.
Existem poucos cursos de graduação em Psicopedagogia. São apenas duas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)
Graduação em Psicopedagogia “Capacitar o profissional a lidar com os processos de aprendizagem e suas dificuldades junto à criança ou o adolescente, ao adulto ou à instituição, estimulando aprendizagens significativas, de acordo com suas possibilidades e interesses.
A Psicopedagogia é uma das formações mais procuradas por quem gosta de trabalhar com educação. A área é voltada para aqueles que têm interesse em estudar sobre aprendizagem humana, construção do conhecimento ou melhores formas de melhorar o aprendizado das pessoas.
Em que o profissional de Letras pode trabalhar? No área de educação e ensino, o profissional formado em Letras pode atuar nos segmentos de educação regular, bem como espaços informais, como já mencionado. Para trabalhar em escolas de idiomas, é o bacahrel em Letras o mais indicado para lecionar.
Área financeira Assim, para os que derem conta, é justo que a remuneração seja superior. É comum encontrar profissionais estabelecidos nessa área que ganham salário na faixa de 10 a 30 mil reais mensais. De fato, esta é uma das áreas de administração mais bem pagas.