Montar o enxoval do bebê é uma delícia! São 9 meses de preparação para receber aquela pessoa que tanto amamos e queremos que ela tenha tudo de melhor, dentro das nossas possibilidades.
Entre a sétima e oitava semana de gestação, o bebê já começa a se mover, mas você ainda não pode sentir. Na nona semana, o pequeno já tem soluços, pode sugar e engolir. A partir daí, ele também já move os braços e as pernas independentemente do resto do corpo.
O tamanho do feto com 9 semanas de gestação é de 2,5 a 3 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma azeitona.
Sinais e sintomas com 9 semanas
Isso é completamente normal durante a gravidez. Por mais que a barriga não tenha dado o seu primeiro sinal, os hormônios já estão a todo vapor no seu corpo, provocando diferentes reações. É comum se sentir enjoada, com dores nas costas e cabeça. Além de sono, inchaço e prisão de ventre.
O desaparecimento dos sintomas gravídicos não é esperado com 9 semanas. Mas a ausência desses sintomas não significa que a gravidez não está indo bem. O ultrassom é fundamental para ver se a evolução da gravidez está adequada. A dosagem do BHCG pode dar indícios de uma evolução esperada.
Algumas mulheres podem engravidar sem perceber nenhum sintoma, como mamas sensíveis, náuseas ou cansaço, mesmo durante toda a gestação, podendo, inclusive, continuar a ter sangramentos e manter a barriga lisa, sem que seja perceptível qualquer saliência característica da gravidez.
Dr: Mesmo no início da gravidez você pode sentir a barriga inchada e distendida – um incômodo que é efeito colateral da progesterona, hormônio que provoca a retenção de líquidos. Essa substância também reduz a atividade intestinal, fazendo o intestino relaxar e favorecendo a formação de gases.
Durante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete. Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero.
Os hormônios da gravidez deixam a pele mais oleosa, facilitando a acne. Isso deve melhorar no quarto mês e, depois que o bebê nascer, some de vez. A essa altura, seu útero está com o tamanho de uma laranja e você pode sentir sua barriga aumentar. Se for a primeira gestação, dificilmente a barriga aparece agora.
Sintomas Comuns No Segundo Mês da Gravidez Enjoo matinal. Desejos e aversões alimentares. Leve inchaço das mãos e pés. Queimação e indigestão.
Os olhos também se formam, mas sem apresentar íris e, tampouco, pálpebras. Além deles, as orelhas e a boca, e também a placenta e o cordão umbilical, já são visíveis no feto. Ele também começa a se movimentar, sutilmente.
Apenas 20 milímetros. Esse é o tamanho do bebê que você carrega no fim do seu segundo mês de gestação. Ele continua minúsculo – menor do que um feijãozinho -, mas o crescimento está a todo vapor.
A partir dos dois meses de idade, a criança começa a babar excessivamente. Da mesma forma, ela também faz isso quando começa o processo de dentição. Um bebê recém-nascido não produz tanta saliva, mas com o passar dos meses, começa a fase de chupar e morder tudo. É nesse momento que a produção de saliva aumenta.
Os bebês babam porque ainda não têm coordenação para deglutir a quantidade de saliva produzida, que aumenta a partir dos 3 meses, muito antes da dentição. A mudança na produção tem um nome engraçado: sialorréia.
Babar faz parte do desenvolvimento do bebê e não deve ser sinal de preocupação na maioria dos casos. A partir dos três ou quatro meses de idade, a baba fica mais frequente e intensa, como um dos sinais dos primeiros dentinhos. A baba é definida como a saliva que flui acidentalmente para fora da boca.
Os pesquisadores observaram que o cocô e o pum dos bebês que amamentam geralmente não têm cheiro. Isto porque as fezes de bebês alimentados com leite materno produziram grandes quantidades de gás hidrogênio inodoro e baixos níveis de gases de enxofre mal cheirosos.