A dose recomendada de GABA para um adulto é de 400mg, podendo ser administrado de 750 a 800mg em pessoas com excesso de sobrepeso e atletas avançados. O melhor horário para a ingestão de GABA é de 1 hora a 30 minutos antes de dormir, ou conforme orientação médica.
Beber chás que contenham o aminoácido l-teanina, pois aumentam os níveis de GABA (melissa, camomila e maracujá). Consumir alimentos probióticos,como iogurtes e leites com lactobacilos, kefir, chucrute e kimchi, ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, elevando a produção de GABA pelo sistema digestivo.
Ácido gama-aminobutírico (IUPAC: 4-aminobutanóico [ácido]), também conhecido pela sigla inglesa GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é um ácido aminobutírico em que o grupo amina está na extremidade da cadeia carbônica. É o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos.
O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.
O glutamato é produzido pelo corpo humano e exerce um papel essencial no metabolismo. Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos.