Como o átomo de carbono possui 4 elétrons na sua última camada, ele tem quatro valências livres e pode fazer quatro ligações covalentes, formando moléculas. Desta forma, o átomo fica estável. O átomo de carbono tem as quatro valências livres.
Explicou as propriedades em forma de três postulados:
Friedrich August Kekulé foi um importante químico nascido no dia 07 de setembro de 1829 na Alemanha. Desenvolveu fórmulas para os compostos orgânicos, criou alguns postulados para o átomo de carbono e formulou a estrutura do benzeno. Essa ideia abriu caminho para o entendimento dos compostos de cadeia aberta. ...
A Química Orgânica é um ramo da Química que estuda os compostos formados pelo elemento carbono com propriedades específicas. ... No entanto, a Química Orgânica recebeu esse nome com base em um conceito errado, de que essas substâncias eram extraídas apenas de organismos vivos.
O carbono pode ser classificado em função das ligações que apresenta: a) Carbono Saturado: apresenta somente ligações simples, chamadas de sigma (σ). b) Carbono Insaturado: presença de duplas ligações, denominadas de pi (π). Ou ainda, carbono que apresenta ligação tripla.
Os átomos de carbono “têm direito” a fazer quatro ligações com outros átomos, podendo ser de carbono ou de outros elementos compatíveis.
O carbono é um dos elementos mais importantes para a estrutura dos seres vivos. Ele é responsável por 19% da composição corporal do ser humano, estando atrás apenas do oxigênio, que contribui com 61%.
6
O carbono neutro-14 contém seis prótons, oito nêutrons seis elétrons; seu número de massa é 14 (seis prótons e oito nêutrons). Estas duas formas alternativas de carbono são isótopos.
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A". No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).
O Carbono tem 15 isótopos, 2 deles estáveis, desde o Carbono-8 ao Carbono-22. Os isótopos de carbono são átomos de Carbono com o mesmo número atômico, mas com número de massa diferente, ou seja, têm o mesmo número de prótons e elétrons, mas diferem no número de neutrons.