A prova objetiva em concurso de cartório é de múltipla escolha, com cinco alternativas (apenas uma correta) e são solicitados conhecimentos nas disciplinas de:
O ordenamento jurídico brasileiro tem como baliza a Constituição Federal de 1988, que, no tocante aos chamados “cartórios” dispõe no artigo 236 que “Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público”.
O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 31 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Cartórios. A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Tabelião Substituto é São Paulo - SP.
Requisitos: Para ser Técnico Judiciário, é necessário ter ensino médio completo – alguns concursos exigem também formação de curso técnico em ramos específicos como Administração, Tecnologia da Informação, Enfermagem, entre outros.
Juiz de direito, promotor de justiça, defensor público.
O poder Judiciário é o fiscalizador. Ele cuida para que essas leis sejam cumpridas e zela pelos direitos dos indivíduos. Do poder Judiciário fazem parte os juízes e os promotores de justiça.