Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em: Energéticos – constituídos pelos carboidratos; Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes);
O trigo foi o personagem principal da culinária medieval, juntamente com o óleo, o queijo e o vinho. Isso se devia tanto à cultura cristã que permeava a Europa, onde a Eucaristia era celebrada através do uso de pão, quanto ao fato de que 3/4 da dieta medieval se baseavam no uso de cereais.
Os mais ricos tinham costume de celebrar com refeições e festas elaboradas. Idade Média -> O clero e a nobreza por serem classes privilegiadas, consumiam alimentos como carne vermelha, etc. Enquanto os camponeses se contentavam com o que podiam comer, geralmente restos, etc.
Na Europa feudal se comia muitos cereais - e seus derivados - como trigo, aveia, pão e farinha de trigo e se bebia cerveja, vinho e outros destilados. A alimentação, à base de trigo, era uma maneira barata e eficaz de manter alimentada a massa de camponeses, a mais populosa das classes europeias.
Nesse período, o luxo era mais comum na gastronomia do que a sabedoria, os alimentos eram justapostos, sem levar em consideração sua combinação. ... A apresentação dos pratos era mais importante do que o modo de preparo. Abusava-se dos condimentos e especiarias.
COZINHA MEDIEVAL -476-1453 O pão era o alimento básico, seguido por outros alimentos fabricados a partir de cereais, como o mingau e as massas.
A produção de alimentos nos feudos era de subsistencia, e os camponeses - que eram servos -, plantavam seus produtos nos grandes latifundios, como batata,trigo, porém tinham que pagar diversas taxas aos senhores feudais, como a talha, que era quando os camponeses davam metade de sua produção para os senhores feudais.
Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.
Há 8.
Há milhares de anos, os seres humanos ainda não tinham começado a plantar. Alimentavam-se dos frutos e das raízes que coletavam das árvores, da caça de animais e da pesca. ... As mulheres e crianças que não iam caçar observavam como isso acontecia e aprenderam a plantar estas sementes.