Eles são muito comuns e podem ocorrer de forma espontânea ou por conta de algum ruído, luz ou outro estímulo externo de percepção visual, como o movimento. Fatores como estresse, ingestão de cafeína antes de dormir e fadiga podem aumentar as ocorrências de espasmos musculares durante o sono. Por isso, muita atenção!
E você se perguntou se isso é normal? Na maioria dos casos, sim. Segundo especialistas, esse é um hábito saudável que ajuda até a organizar os pensamentos. Mesmo que a conversa seja silenciosa, apenas com o movimento da boca, quase todo mundo fala sozinho e é acompanhado pelo costume da infância até a vida adulta.
A alegação comum é que se uma pessoa sonâmbula for acordada, pode sofrer um ataque cardíaco ou até morrer. Não é verdade! No entanto, se alguém acordar um sonâmbulo, pode causar-lhe confusão e, às vezes, medo. Alguns sonâmbulos podem até agir de forma agressiva e, por isso, é preciso cuidado ao acordá-los.
Estratégias para evitar o sonambulismo
A pessoa que é sonâmbula pode parecer estar acordada porque se movimenta e está com os olhos abertos, no entanto, ela continua dormindo e não consegue controlar exatamente o que faz e normalmente, quando acorda não se lembra de nada do que aconteceu.
Constituem também fatores predisponentes para o sonambulismo: privação do sono (noites mal dormidas), distúrbios psiquiátricos (depressão e ansiedade), respiratórios (apneia do sono, asma), febre, consumo de álcool e outras drogas, medicamentos que interferem no mecanismo do sono, bexiga cheia, ruídos, temperatura ...
Na condição de sonambulismo, a pessoa realiza atividades motoras sem consciência total do que está fazendo. Isso acontece pois uma parte de suas funções cerebrais está adormecida, já que a pessoa está no limiar entre o sono e a vigília.
Genética. Como a maioria dos outros distúrbios e doenças, o sonambulismo pode ser herdado geneticamente. Em gêmeos idênticos, por exemplo, quando um é sonâmbulo, geralmente o outro também é. Além disso, quem possui um parente de primeiro grau com sonambulismo, tem dez vezes mais chances de também apresentar o problema.
O sonambulismo acontece por causa de uma dissociação de componentes dos estágios de sono que ocorrem fora da ordem convencional. “Pode ser associado a fatores hereditários.
3 — A maioria das pessoas sonâmbulas são crianças e adolescentes. Bizarro, né? Isso se deve ao fato de que adultos têm menos tempo no estágio três do sono do que crianças e adolescentes, e ainda não se sabe ao certo por que isso acontece. Não quer dizer, óbvio, que adultos não podem ser sonâmbulos.
Chegue perto devagar e fale com ele em voz baixa, faça um carinho na sua cabeça de maneira suave. Tente ajudá-lo a dormir novamente. – Após verificar que não há nada grave por trás do choro, e se você não deseja manter o bebê na sua cama, evite levá-lo para dormir com você.
Por que, as vezes, o bebê acorda chorando e assustado? O choro do recém-nascido está muito mais ligado à sensação de fome do que à de medo. Muitas vezes, a criança desperta durante a noite, abre o olho e fica quietinha. “Ela só começa a chorar quando está com fome e quer atenção dos pais.